sexta-feira, 22 de abril de 2016

MANJERICÃO - RINS E BEXIGA


MANJERICÃO REMÉDIO CASEIRO NATURAL

E utilizado para temperar pratos de peixe e de carne; utiliza-se também em saladas e é óptimo na confecção de pizzas. Substitui a pimenta, que não é tão bem aceite por quem sofre do fígado.

Está indicado em casos de espasmos gástricos, doenças de rins e bexiga, resfriamentos, nervosismo e como calmante. Favorece a produção dos sucos gastrointestinais.
Exala um cheiro muito agradável.

terça-feira, 19 de abril de 2016

ANANÁS - PROTEJE CORAÇÃO

ANANÁS


 Fruta que previne o intestino preso e protege o coração.
 Os altos índices de fibras dessa fruta são os responsáveis pela sua fama de óptima para prevenir a prisão de ventre, pois facilitam o trânsito intestinal.
 Além disso, ela contém boas quantidades de vitamina C, que actua contra os processos oxidativos que podem desencadear em males como a aterosclerose, o entupimento das artérias e o surgimento de tumores. 

ANANÁS SAIBA MAIS 

domingo, 17 de abril de 2016

NÊSPERA - VITAMINA C - ACIDO ÚRICO


 NÊSPERA - VITAMINA C - ACIDO ÚRICO

É fonte de vitamina C, melhora problemas digestivos e regula a taxa de ácido úrico do sangue.
 Também desintoxica o organismo, eliminando impurezas, e diminui a febre.

terça-feira, 12 de abril de 2016

SECUPIRA - ARTICULAÇÕES

SUCUPIRA 

Sucupira é o nome de várias árvores brasileiras.
 O chá de Sucupira é indicado para problemas nas articulações, dores na coluna, artrite, artrose, no combate a úlceras, gastrites, ácido úrico, aftas, amigdalite, dermatoses, auxiliar no controle da diabetes e contra vermes intestinais. A planta é famosa também no combate às inflamações do útero e ovários.

JASMIM - Jasminum officinalis ENXAQUECA

JASMIM 

 O  chá preparado com as flores de jasmim é muito consumido no Extremo Oriente.  Suas propriedades medicinais são muito conhecidas por aliviar o estresse; diminuir a ansiedade, a tensão e a exaustão nervosa.
 Ajuda a combater a depressão, é bom calmante e favorece um sono tranquilo. Em compressas,  é bom no tratamento da conjuntivite e problemas da pele. É usado para aliviar dores de cabeça e enxaqueca.

terça-feira, 5 de abril de 2016

CIMICIFUGA

CIMICIFUGA 

Actua no tratamento dos sintomas neuro vegetativos relacionados ao climatério, tais como calorões, suores noturnos, nervosismo, dores de cabeça e palpitações cardíacas. Possui efeito semelhante ao estrógeno no organismo, sendo conhecida como um fito hormona.

CARDO MARIANO - FIGADO

CARDO MARIANO 

 Também conhecida como cardo-de-santa-maria, é utilizada como diurética, tônica e regeneradora das células hepáticas e estimulante das funções biliares.
 É usada tradicionalmente no tratamento das doenças do fígado, cirrose e vesícula e também na desintoxicação e regeneração hepática, nos casos de alcoolismo e dependência química.

CALÊNDULA - HEMORRÓIDAS

CALÊNDULA 

 As folhas são indicadas para a pele e como antibiótico, é ainda diurético, combate a diabetes, tem propriedades anti inflamatórias, bactericidas, depurativo e cicatrizante, além de agir no couro cabeludo tratando as dermatites descamantes.
Popularmente é usada também contra reumatismo, furúnculos, cálculos da bexiga e biliar, prisão de ventre, anemia, artrite, gastrite e hemorróidas.


segunda-feira, 4 de abril de 2016

CÁRTAMO -

CÁRTAMO

 O óleo de cártamo contém quantidades generosas de ácido linoléico, um ácido graxo essencial da família Omega 6. É uma fonte riquíssima de antioxidantes naturais, entre eles os chamados tocoferóis. As substâncias presentes no óleo de cártamo são excelentes auxiliares no processo de emagrecimento, ajudam a reduzir o colesterol, prevenir a celulite, dar energia, aumentar a imunidade, moderar o apetite, além de ajudar na tonificação da musculatura.

domingo, 3 de abril de 2016

KAVA-KAVA - ENCHAQUECAS

KAVA-KAVA 

Tem propriedades sedativas e relaxantes. A Kava Kava ou Kawa Kawa tem sido utilisada no tratamento de estados de tensão nervosa, ansiedade agitação e insônia. Os princípios ativos da Kawa Kawa  possuem efeito relaxante muscular. Popularmente, a Kava Kava é tida como um ansiolítico natural. Na medicina popular é usada contra dores de cabeça, enxaqueca, resfriados e reumatismo.

CARDAMOMO CONTRA MAU HÁLITO

CARDAMOMO 

Digestivo, anti-séptico, diurético, laxante e expectorante.
 No Oriente, ganhou a fama de ser afrodisíaco.
 A semente dessa planta da família do gengibre, de folhas grandes e flores brancas, era mascada pelos egípcios para refrescar o hálito e limpar os dentes.
 Especiaria aromática de sabor adocicado, refrescante e picante, o cardamomo vem de uma planta de 1,50 metro de altura originária de Malabar, no sudoeste da Índia.
 Os frutos do cardamomo contêm cápsulas alongadas ou redondas que protegem cerca de 20 sementes.
 É uma especiaria  amplamente utilizada nas cozinhas indiana, árabe e chinesa.
 Os melhores frutos são os provenientes da Índia e da Guatemala.

sábado, 2 de abril de 2016

CAPIM - SANTO RELAXANTE E DIGESTIVO



 CAPIM - SANTO


 RELAXANTE E DIGESTIVO

— O chá ou o suco das folhas é saboroso, relaxante e digestivo

sexta-feira, 1 de abril de 2016

BARBATIMÃO - HEMORRAGIAS UTERINAS

BARBATIMÃO 

 Rica em tanino.
 Usa-se externamente reduzida a pó e aplicado sobre úlceras, impingens e hérnias.
 A planta é usada: cozinhando-se a casca para combater hemorragias uterinas, catarro vaginal e diarreias.

MAGNÓLIA - MAU HÁLITO

MAGNÓLIA - MAU HÁLITO 


Chá de flor de magnólia para mau hálito

A magnólia possui propriedades anti bacterianas, que agem contra os organismos responsáveis pelo mau cheiro da boca.

Modo de preparar:
Amasse a flor de magnólia e utilize o extracto para preparar a bebida.
 Deve-se colocar 500 ml de água numa panela e levar ao fogo, assim que ferver, apagar e adicionar 50 gramas do extracto da flor.
 Deixar a panela descansando tampada até esfriar.

Modo de utilizar:
Faça bochechos três vezes ao dia.