segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

PÊSSEGO - LAXANTE

 PÊSSEGO - LAXANTE

O consumo regular de pêssego, in natura ou na forma de sumos, é capaz de trazer equilíbrio ao organismo. Isso porque a fruta é fonte de vitaminas C e E, poderosos antioxidantes.
 Sem falar, é claro, no betacaroteno, que além de dar o tom amarelo-alaranjado à fruta também actua no combate aos radicais livres e transforma-se em vitamina A ao ser consumido.
 Esta vitamina garante a saúde dos olhos, reforça a imunidade e melhora a aparência da peledos cabelos e das unhas.
 O pêssego ainda age como diurético e laxante, ajudando a emagrecer, além de ser recomendado em casos de prisão de ventre, insuficiência renal e até má digestão.
Coração fortalecido!
Por conter vitamina do complexo B3, que eleva o nível do colesterol bom (HDL), potássio e pouca quantidade de sódio, responsáveis por regular a tensão arterial, os riscos de doenças cardiovasculares são reduzidos com o consumo da fruta.


ALFAZEMA - LAVANDA

ALFAZEMA

 Poderoso anti-séptico, cicatrizante, estimula a circulação periférica, é antidepressiva, sedativa e analgésica.
 A planta também é considerada desodorizante, purificante e ótimo repelente de insetos. Conhecida popularmente como lavanda, suas flores são indicadas contra o reumatismo, nevralgias, excitação nervosa, insônia, vertigens, contusões, feridas, inapetência, má digestão, asma, coqueluche, faringite, laringite, depressão, cistites, enxaquecas, bronquite, corrimento vaginal, prurido vaginal, sarna, piolho.

ANGELICA - PROBLEMAS ESTOMACAIS


ANGÉLICA

 Muito indicada no trato digestivo e na insuficiência de suco gástrico e problemas estomacais. Usada também nas dores de cabeça, dores reumáticas e em casos de nervosismo, depressão e ansiedade.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

COCO - ARTROSE E OSTEOPOROSE

COCO - ARTROSE E OSTEOPOROSE

Deseja matar a fome e a sede com um alimento só?
 Escolha o coco, que, além de fornecer água fresca e alimento sólido, previne alguns problemas de saúde,como artroseosteoporose e dores musculares.
 A fruta é rica em minerais, e o mais importante deles é o magnésio, pois a sua quantidade ultrapassa a de alimentos de origem animal.
O magnésio contido no coco reforça os ossos e as cartilagens. Não é só o cálcio que previne a osteoporose. É o magnésio que colabora para mandar o cálcio directo para os ossos, preservando a sua saúde. E é esse mineral também que previne artrite e hipertensão e ajuda o organismo a absorver proteínas.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

PERA - PRISÃO DE VENTRE

PÊRA


Por mais que as fibras presentes nesta fruta não tenham valor nutritivo nem energético, elas são óptimas para quem sofre de prisão de ventre, pois facilitam o trabalho digestivo. Já o selénio, um importante mineral na prevenção de algumas doenças degenerativas, tem a função de contribuir com o metabolismo das células, reduzindo, assim, o surgimento de alguns tipos de cancro. Esta fruta também contém magnésio, que ajuda na absorção de nutrientes pelas células; e fósforo, importante na construção do esqueleto humano.

Saciar o apetite
 • 4 ameixas sem caroços 
 • 3 peras grandes em pedaços 
 • 2 figos sem casca

Preparação: Corte as ameixas ao meio e passe alternadamente pela centrífuga com as peras. Mexa e beba logo em seguida.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

ERVA-MIL-FOLHAS OU ERVA DOS CARPINTEIROS

Conhecida também como erva-dos-carpinteiros, essa planta e óptima aliada das mulheres, pois alivia dores da TPM e regulariza o fluxo menstrual. 

É indicada ainda para combater gases intestinais, gripes e resfriados.

Contra-indicações: gestantes e mulheres em fase de amamentação não devem consumir.

ERVA DE SANTA MARIA - LOMBRIGAS


terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

ABSINTO - CONTRA ANEMIA

Um óptimo estimulante em pequenas dozes
 Ameniza a anemia e descarrega a bílis.
 Uma boa receita é fazer um chá com hortelã e canela. 
 Evitar na gravidez e na lactação.

 O absinto  é um arbusto de folhagem finamente recortada, prateada, que liberta um aroma forte e intenso, que não dá lugar a meio termo em termos de gosto: ou se ama ou se detesta. Com inúmeras utilizações enquanto planta medicinal, tem entre outras propriedades tónicas, digestivas e vermífugas, sendo citada em diversas obras importantes de várias culturas ao longo da história da humanidade.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

ALFAVACA - CURA FERIDAS

ALFAVACA 

 Também conhecida como basilicão, erva-real, manjericão de molho.
 Tem poder anti séptico, ajuda na cura de feridas e hematomas.
 A infusão forte pode ser usada em gargarejos e bochechos contra dor de garganta, mau hálito e aftas.
 Serve ainda contra queda de cabelos (deixar agir por cinco minutos e enxagúe).
 O chá é usado contra náuseas, gases e disenterias.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

BUCHINHA-DO-NORTE - HERPES E SINUSITE

BUCHINHA-DO-NORTE 

 Usada como descongestionante e laxante.
 Indicada em casos de herpes e sinusite, neste último caso na forma de inalação.

 Deve ser usada com muita cautela na gravidez e amamentação.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

CASTANHA DA ÍNDIA - HEMORROIDAS

CASTANHA DA ÍNDIA

 Excelente tónico circulatório, ajuda a amenizar as dores nas pernas e a activar a circulação, prevenindo acidentes vasculares.

A castanha-da-índia possui propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a desinflamar a região e a diminuir o tamanho da hemorroida,

UVA URSINA - INFECÇÕES URINARIAS

UVA URSINA - INFECÇÕES URINARIAS

A uva-ursina é uma planta medicinal, também conhecida como buxilo, medronheiro, ursina, uva-de-urso ou búxulo, muito utilizada como anti-séptico e diurético, sendo muito eficaz no tratamento de infecções urinárias e dos órgãos genitais.

ALOE VERA - LAXANTE

BABOSA Aloe vera

 Tem propriedades laxantes.
 A polpa é poderoso tónico para os cabelos, cicatrizante, repelente, tónico estomacal, ajuda aliviar queimaduras erisipelas e inflamações.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

AGONIADA - MENSTRUAÇÕES DOLOROSAS

 AGONIADA   considerada  ser calmante das histerias, amenizar cólicas, menstruações difíceis e dolorosas e as febres intermitentes.

AVENCA - CONTRA QUEDA DE CABELO

Tem acção protectora sobre peles sensíveis e age contra queda de cabelos. Combate males respiratórios como bronquite e tosse com catarro.
Propriedades:É adstringente, antibacteriana, antiinflamatória, antioxidante, balsâmica, depurativo, emoliente, estimulante, expectorante, laxante, sudorífera, tônica, Livra dos catarros, auxilia o aparelho respiratório, no combate à asma, bronquite, tosse, rouquidão
 Livra da caspa, da queda de cabelo
 Problemas da bexiga, Figado, baço, pulmão
 Dor, menstrual, reumática
 Regula a menstruação,

RECEITA CASEIRA

Precauções: Não utilize Avencas vendidas em floriculturas

domingo, 14 de fevereiro de 2016

BERGAMOTA - MEXERICA - TANGERINA

A bergamota, é uma fruta cítrica bastante popular, apreciada e consumida, sendo também conhecida pelos nomes de mexerica, tangerina, laranja-mimosa, mimosa, laranja-cravo, dentre outros. Esta fruta é muito consumida ao natural e na fabricação de sucos, mousses, sorvetes, doces e geleias. As variedades mais conhecidas desta fruta são a mexerica, ponkan, cravo e mandarina, confundidas com as denominações dadas em cada região do Brasil. Conheça melhor as propriedades medicinais e os benefícios proporcionados pela bergamota:


sábado, 13 de fevereiro de 2016

AMOREIRA - ANTI INFLAMATÓRIA


AMOREIRA -  ANTI INFLAMATÓRIA 

A casca é anti-inflamatória, catártica, diurética, expectorante e dilatadora bronquial. Os ramos agem como alterativo, antiespasmódico, antirreumático e diurético.

A amora-branca possui propriedades renais. Suas folhas são utilizadas na medicina alternativa para curar resfriados, gripes, febres, tosses e dores de garganta. Os frutos são usados para tratar anemias e constipação. Além de propriedades e uso ligeiramente diferentes, as partes da planta possuem propriedades energéticas diferentes também.

Os ramos  são usados popularmente contra a hipertensão, as folhas para diabetes, a raiz é contra a solitária e as frutas contra fraqueza, úlceras e vertigem.
 A folha da amora-preta também é utilizada para desinfecionar pulmões e assim aliviar tosses e problemas respiratórios. Popularmente, é feito o gargarejo com o suco de amoras (tanto as amoras-pretas, quanto as amoras-brancas) para tratar dores de garganta.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

CASTANHA DO PARÁ - RETARDA ENVELHECIMENTO


CASTANHA DO PARÁ

A castanha-do-pará afasta doenças do coração, previne câncer, retarda o envelhecimento e acelera o metabolismo. Veja como incluí-la no cardápio!

Fruto de uma enorme castanheira, árvore nativa da Floresta Amazônica, essa noz é super poderosa.
 Baptizada também de castanha-do-brasil possui nutrientes como ácidos graxos, vitaminas B e E, proteína, fibras, cálcio, fósforo e magnésio. 

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

CAMOMILA - CALMANTE E DIGESTIVA

CAMOMILA

 Calmante e digestiva em casos de inflamações agudas e crônicas da mucosa gastrointestinal.
 Indicada nas colites e cólicas, tem propriedades anti alérgicas e anti inflamatórias, ajudando a reconstituir a flora intestinal. O chá de camomila é muito popular  por seus efeitos sedativos, antiespasmódicos e emenagogos.
 É uma planta poderosa como restauradora das forças e do equilíbrio orgânico.
 Também é muito benéfica e eficaz nas moléstias de pele.

ANDIROBA - REPELENTE

ANDIROBA 

 A semente serve como repelente e como reconstituinte celular da pele, eliminando inflamações e dores superficiais.
 É purgativa na eliminação de vermes.
 O óleo das sementes, é utilizado na medicina popular, em compressas e fricções, como anti inflamatórioanti-bacteriano, cicatrizante, repelente de insectos.
 A casca do caule, as folhas e sementes são usadas em chás no tratamento de diarréias, doenças da pele e limpeza de feridas.

ALCACHOFRA - COLESTEROL

ALCACHOFRA - COLESTEROL

 Indicada  contra psoríase, doenças das vias biliares e hepáticas, diabetes, icterícia, eczemas, erupções cutâneas, anemia, escorbuto, raquitismo, colesterol, hemorróidas, prostatite, uretrite, bronquite asmática, debilidade cardíaca, hepatite, colecistite. 
Possui substâncias com efeitos benéficos para as vias biliares e hepáticas. Possui como princípios ativos a cinarina e o ácido cafeico que estimulam a formação da bile hepática, regularizam a formação de sais biliares e o colesterol. Seu uso é indicado para os diabéticos.  Diurético, ajuda a eliminar o ácido úrico e o reumatismo. Evitar na lactação.As folhas ajudam a reduzir a taxa de açúcar no sangue e são usadas como coadjuvantes no tratamento da diabetes. Auxilia a evitar o endurecimento das artérias. O suco fresco é utilizado externamente para tratar eczemas e erupções cutâneas. Alcachofra é excelente para quem sofre de anemia, pois é uma fonte muito rica em ferro. Por ter ação digestiva, auxilia também na prisão de ventre. Combate o escorbuto e o raquitismo.

ANIS ESTRELADO - CALMANTE

ANIS ESTRELADO - CALMANTE

 Estimulante do sistema digestivo, calmante, diurético, cicatrizante, antiinflamatório e antiviral.
 Usado contra acidez estomacal, gases, diarréia e cólicas intestinais.
 Útil nas gripes e resfriados.
 Tem a fama de ajudar a aumentar o leite materno.

ALFAFA - REVIGORANTE

ALFAFA

Planta usada como suplemento alimentar, rica em vitaminas (bastante vitamina K), minerais, contém potássio, magnésio, fósforo e cálcio.
 Bom nas anemias e hemorragias. Revigorante nos casos de fadiga e alimentação insuficiente.
 O rico valor nutricional da alfafa torna-a um alimento valioso.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

PEPINO - PELE OLEOSA

 PEPINO - PELE OLEOSA



Composto por mais de 90% de água, este legume age como hidratante, favorecendo todas as células do corpo e equilibrando as suas funções. Cortado em rodelas, pode ser colocado sobre a pele para hidratá-la, em especial nas pálpebras, para amenizar olheiras e inchaços.
O pepino também contém enxofre, que elimina toxinas do sangue e mantém pele, unhas e cabelos bonitos. O pepino ainda é diurético e laxante.
Aliado ao salsão e ao limão, é capaz de mandar embora as toxinas do corpo, diminuindo a aparência de celulite.

Pele oleosa

 • 1/2 pepino 
 • 1 chávena (chá) de água filtrada 
 • 1 colher (sopa) de gesso fino 
 • 2 colheres (chá) de gelatina de limão em pó 
 • 2 colheres (chá) de farinha de trigo

Preparação: Bata, no liquidificador, o pepino com a água até misturar bem. Num recipiente, coloque o gesso, a gelatina e a farinha de trigo e peneire bem.
 Adicione o sumo de pepino batido e misture com o auxílio de uma colher. 

Espalhe por todo o rosto, com os olhos fechados, e deixe agir por aproximadamente 20 minutos. Enxague, em seguida, com água morna e seque com uma toalha.

PEPINO - ROUQUIDÃO

REMÉDIO CASEIRO NATURAL PEPINO - ACABAR COM A ROUQUIDÃO

Da mesma família do melão, o pepino é uma fruta. Possui vitaminas A, C e sais minerais e ajuda a tratar problemas de saúde, principalmente nos rins, fígado e vesícula.


ACABAR COM A ROUQUIDÃO


Coloque no liqüidificador


 1 pepino médio descascado e picado 

 1 xícara (chá) de água filtrada

 Bata até ficar homogêneo e beba 2 colheres (sopa) do suco 4 vezes ao dia. Não adoce.

MARACUJA


terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

CENOURAS


ERVA - LIMEIRA


MELÃO - PRESSÃO ARTERIAL

MELÃO - PRESSÃO ARTERIAL

O melão, é uma fruta muito consumida no verão. A grande quantidade de água presente na fruta, torna a uma excelente pedida para hidratação do corpo e também ajuda a desintoxicar o organismo, já que tem efeito diurético. Essa característica também é óptima para quem tem problemas de hipertensão, pois o consumo do melão, contribui para diminuir a pressão arterial.
Esta também é uma fruta para quem quer perder uns quilos, já que, por ter efeito diurético, ela ajuda a desinchar o corpo e também possui poucas calorias. Ele costuma ser consumido em saladas de frutas O suco de melão também é boa opção de consumo dessa fruta!
Ajuda a emagrecer, o melão contribui para a saúde de várias maneiras!
Esta fruta é excelente para repor sais minerais após uma atividade física em que o corpo perde muito líquido, além disso, regula o funcionamento dos rins, especialmente quando se utilizam as sementes de melão para preparar um chá. Ela possui também betacaroteno, o que contribui para um bronzeado lindo no verão e também protege contra os radicais livres, que causam o envelhecimento precoce.

Rico em fibras, é um laxante natural e também ajuda na digestão, tudo isso contribuindo para o emagrecimento saudável e para desintoxicar o organismo. Aliás, como depurativo do sangue, o melão garante ótimos níveis de colesterol.
Na menopausa, o consumo de melão ajuda a regular a menstruação, especialmente por ajudar na circulação do sangue e por ser um anticoagulante. A fruta é um fortificante e calmante natural. Além disso, revigora o organismo de forma geral.

Contra-indicações
 Quanto ao excesso, já que podem ocorrer cólicas e até diarreia. Portanto, consuma-o, mas não o dia inteiro ou em grande quantidade de uma só vez.

SABUGUEIRO - SARAMPO E CAXUMBA

SABUGUEIRO
 Poderoso sudorífero nos processos gripais, resfriados, tosse, sarampo e caxumba. Elimina o ácido úrico, calculos renais e toxinas do sangue.

CALENDULA - OLHEIRAS


A calendula é conhecida pelas suas funções medicinais: adstringente, anti- alérgica, anti-inflamatória, anti-séptica, bactericida e calmante.
Na beleza, actua principalmente em problemas da pele, agindo como cicatrizante, emoliente e tonificante.
 A sua propriedade terapêutica permite também que seja eficiente contra a acne, alergias e queimaduras, como as causadas pelos raios solares.

O chá feito de calendula pode ser utilizado para amenizar olheiras e até para clarear cabelos. 

No entanto, a planta é contra-indicada para grávidas.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

NOZ - BENÉFICAS PRO CORAÇÃO

NOZES
As oleaginosas mais conhecidas e consumidas são as nozes. As nozes devem ser consumidas o ano todo, pois são benéficas ao coração. "O ideal é comer uma porção de 50g diariamente, ao natural, na hora do lanche ou acrescentada em sumos, vitaminas e saladas", recomenda. Variar o consumo com castanha-do-Brasil, amêndoas, avelãs, etc, é uma forma de aproveitar os nutrientes de diferentes oleaginosas. As nozes podem diminuir o risco de doenças cardiovasculares em até 65%.
 Elas reduzem o colesterol mau (LDL) e previnem a formação de placas nas artérias, que dificultam a passagem do sangue. 
Também diminuem a formação de coágulos que podem causar enfartes e derrames, e funcionam como anti-inflamatório. Opte pelas nozes descascadas na hora para aproveitar a maior quantidade de nutrientes. Contêm minerais como zinco, selénio, cálcio e ferro, e vitaminas E e do complexo B. As nozes compradas já trituradas (para o uso em bolos ou geados) perdem grande parte das substâncias benéficas devido à sua oxidação.

Melhorar a circulação

 • 4 folhas de escarola 
 • 1/2 colher (sopa) de requeijão 
 • 1 colher (sopa) de sumo puro de limão 
 • 1 colher (sopa) de azeite 
 • 2 nozes picadas

Preparação: Rasgue as folhas de escarola e coloque num recipiente. Misture o requeijão e tempere com limão e azeite. Acrescente as nozes por cima da salada e coma 3 vezes por semana.

ANGÉLICA - DIURÉTICO

ANGÉLICA - CONTRA  PROBLEMAS ESTOMACAIS 

Planta aromática procedente do Hemisfério Norte. 
Muito indicada no trato digestivo e na insuficiência de suco gástrico e problemas estomocais. 

Não é recomendado a diabéticos
É estimulante  depurativa, diurética, estomacal 
 Indicada para tratamento de : bronquites,  anemias, convulsões, cólicas estomacais e intestinais, digestão difícil, enfermidades do peito e da garganta, dos pulmões, fígado, rins e bexiga, reumatismo, rouquidão, gases do intestino, vômitos e problemas menstruais.
Modo de usar
Dose – Tomar 3 a 5 xícaras de chá por dia
Uso externo – Nas afecções da pele, dores dorsais, reumatismo,  emprega-se o chá de angélica, tópicamente, em forma de loções, fricções e compressas.

AZEITE - CONTRA O COLESTEROL

CONTRA O COLESTEROL -AZEITE

Por possuir alto teor de gordura monoinsaturada (aquela que faz bem ao organismo), o azeite ajuda a controlar os níveis de colesterol bom e ruim no sangue e, desta forma, previne o surgimento de doenças cardiovasculares.

 Já as substancias antioxidantes, presentes em sua composição, fortalecem o sistema imunológico ao controlarem a acção dos radicais livres, enquanto a vitamina 

E evita problemas de visão, fortalece o coração contra doenças e ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer, como o da mama.
 O azeite de oliva ainda favorece a absorção de cálcio pelo organismo, combate problemas gastrointestinais e age como anti-inflamatório e analgésico natural.

JERUBEBA - PRISÃO DE VENTRE


JERUBEBA - PRISÃO DE VENTRE

Estimulante das funções digestivas, do fígado e baço. 
Indicado em casos de insuficiência hepática e prisão de ventre.
O seu suco é diurético e tônico, usado contra problemas da bexiga, inflamações do baço e icterícia. 
Também é indicado popularmente contra erisipelas e abcessos. 
O chá tem uma indicação muito antiga para combater o amarelão e a hepatite.

CIPRESTE - PROBLEMAS CIRCULATORIOS

Cipreste

Cipreste é uma planta medicinal, conhecida popularmente como Cipreste Comum, muito utilizada para o tratamento de problemas circulatórios, uma vez que proporciona a melhora de vasos sanguíneos danificados e diminui a retenção de fluidos corporais.


O cipreste serve para complementar o tratamento de asma, ansiedade, bronquite, espasmos, febre, gripe, disenteria, hemorroida, má circulação, sintomas da menopausa, hérnia, insônia, hemorragia, edemas, reumatismo, sintomas da TPM (tensão pré-menstrual), tosse, varizes, fraqueza, pressão baixa, laringite, congestão pulmonar, menstruação excessiva, infecção urinária, celulite, calor excessiva, cãibra e cólicas menstruais.

domingo, 7 de fevereiro de 2016

CARQUEJA - ELIMINA TOXINAS

Apesar de ser amarga, a carqueja é um remédio natural muito eficaz, usado principalmente para tratar problemas do fígadointestino e estômago. Como tem acção diuréticaelimina toxinas, limpando o organismo, e ajuda a emagrecer mais rápido.
Também contribui para regular as taxas de açúcar no sangue, por isso e indicada para diabéticos


Contra-indicações: mulheres grávidas ou em fase de amamentação devem procurar orientação medica antes de consumir carqueja.