domingo, 31 de janeiro de 2016

BARDANA - ELIMINA TOXINAS

Bardana

Uma das principais propriedades medicinais desta planta é que ela limpa o organismo

Todas as partes da bardana (Arctium lappa) podem ser usadas como medicamentos naturais: flores, folhas e raízes. A planta é bactericida, fungicida e usada como ingrediente de shampoos, evitando a queda dos cabelos.
No intestino, ela absorve as toxinas e elimina-as do corpo. Essa é a principal função da bardana: proteger o organismo de impurezas. As toxinas em excesso no corpo podem desencadear vários problemas de saúde, como inflamações, problemas no sistema digestivo e inchaço.
"É um poderoso desintoxicante do organismo, diurética, utilizada para problemas renais, hepáticos, digestivos, problemas de pele e fraquezas em geral".
A bardana é capaz de aliviar inflamações como artrite e gota, pois elimina o excesso de ácido úrico, e ainda regula o nível de glicose no sangue.

 Na pele, utilizada em cataplasmas, ameniza eczemaspsoríase, feridas e furúnculos

Outras afecções podem ser combatidas com o consumo da planta em chás, pois ela promove a limpeza da pele de dentro para fora.

 A raiz tem efeito laxante e por isso combate a prisão de ventre. Recomenda-se o consumo de 1 ou 2 chávenas (200ml cada) de chá de bardana por dia.

CONTRA-INDICAÇÕES
Crianças, gestantes e pessoas com diarreia crónica devem evitar o consumo de bardana. O uso externo pode provocar irritação cutânea e ocular.


ELIMINAR TOXINAS

• 1/2 litro de água
• 1 colher (sopa) de raízes frescas de bardana picada
Preparação: leve os ingredientes ao lume até ferver. Desligue, tape e deixe abafado por 10 minutos. Espere amornar, coe e tome 1 chávena (chá) a cada 6 horas.

GASTRITE

• 1 litro de água
• 1 colher (sopa) de folhas e flores frescas de bardana


Preparação: numa panela, coloque a água e leve ao lume até ferver. Desligue, acrescente a bardana e deixe abafado por 5 minutos. Coe e beba 1 chávena (chá) a cada 6 horas.

sábado, 30 de janeiro de 2016

BERINGELA - COLESTEROL

BERINJELA

  O consumo da beringela contribui para a redução dos altos níveis de colesterol e triglicéridos no sangue, auxilia na redução da glicose (beneficiando diabéticos) e no bom funcionamento do intestino.

 A farinha de beringela (beringela em pó) ajuda a emagrecer, favorecendo a queima de gorduras, auxilia na redução dos níveis de colesterol LDL, melhora o trânsito intestinal, tem ação diurética e diminui a fome, mostrando-se excelente fazendo conjunto nas dietas de emagrecimento.

 Colabora ainda na redução do ácido úrico no organismo que, em excesso, pode provocar dores nas articulações (artrite e reumatismo).


BATATA - ALIVIAR ENXAQUECAS

BATATA



Muito versátil: pode ser servida na salada, assada com carne, como puré e de muitas outras formas.
 Contém muitos hidratos de carbono, o que atrapalha na dieta.
 É óptima fonte de energia e é bastante indicada para crianças e adolescentes em fase de crescimento.
 Possui grande quantidade de potássio, que ajuda a acabar com a retenção de líquidos e auxilia contracções musculares. As suas principais vitaminas são a B6, que elimina toxinas, e C, antioxidante.

Atenção: não consuma batatas esverdeadas ou com germinação, pois possuem substâncias tóxicas que podem causar gastrites e cólicas.

Para aliviar enxaquecas

 1 batata crua em rodelas

Preparação:

 Corte a batata em rodelas e aplique sobre a testa. Deixe por 30 minutos e lave a região com água logo em seguida.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

ALFARROBA - ANTIDIARREICO

ALFARROBA 

 Usada como antidiarreico para crianças.

A alfarroba é o fruto da alfarrobeira.

 É também consumida na forma de chá numa composição com erva-mate e menta.

 Consta que suas sementes foram usadas, no antigo Egipto, para a preparação de múmias.

Foram, aliás, encontrados vestígios de suas vagens em túmulos.

 Há vestígios de que os romanos mastigavam as suas vagens ainda verdes, muito apreciadas
pelo seu sabor adocicado.

 O pó que é utilizado para substituir o cacau é obtido da polpa da vagem que é torrada e
moída.
 É utilizado por quem não pode ou não quer comer chocolate, seja por causa da cafeína ou
por causa do açúcar, tem aparência idêntica e sabor bem mais suave.


EUCALIPTO - DOENÇAS RESPIRATORIAS

 
O eucalipto é uma planta medicinal bastante utilizada no combate de diversas doenças respiratórias devido as suas propriedades expectorantes, e pode ser utilizado em forma de chá, óleo essencial ou em vapores para inalação.

O eucalipto serve para o tratamento de gripe, resfriado, rinite, sinusite, adenite, amigdalite, asma, bronquite, nariz escorrendo, pneumonia, tuberculose, febre, vermes intestinais, acne, mau hálito e dor muscular.

As propriedades do eucalipto incluem ação anti-séptica, desinfetante, expectorante, tônica, anti-inflamatória, antimicrobiana, aromática, descongestionante, expectorante e vermifuga.


A parte utilizada do eucalipto é a sua folha e pode ser usada de várias formas, desde inalação até chá.

Chá: Adicionar

 1 colher de folhas picadas de eucalipto em uma xícara e cobrir com água fervente.
 Depois de morno, coar e tomar.

Inalação: 

Colocar 5 gotas de óleo essencial de eucalipto em uma tigela com 1 litro de água fervente e inalar o vapor por alguns minutos.
 Para aproveitar ao máximo, coloque uma toalha de banho sobre a cabeça como se fosse fazer uma tenda para cobrir a tigela, assim o vapor ficará aprisionado e o indivíduo inspirará uma maior quantidade do vapor que alivia os sintomas.

Uso tópico: Realizar uma massagem nos locais desejados utilizado 2 gotas de óleo essencial de eucalipto para 100 ml de óleo mineral.


Efeitos colaterais do eucalipto

Os principais efeitos colaterais do eucalipto se prendem com o seu uso excessivo e incluem dermatite, dificuldade para respirar e taquicardia.

Contra indicações do eucalipto


O eucalipto está contra indicado em caso de alergia ao eucalipto ou durante a gravidez.

COUVE-FLOR - ACIDEZ ESTOMACAL

COUVE-FLOR



A vitamina C e o zinco, presentes na couve-flor, ajudam o sistema imunológico a agir com eficiência e protegem contra gripes e infecções.
 Ela é uma boa fonte de vitaminas do complexo B e é diurética, ajudando em casos de insuficiência renal, artrite e gota  para isso, consuma o seu talo.
 Por ter muitas fibras, melhora a acção do intestino. A couve-flor também contém flavonóides, que agem contra os radicais livres e, por isso, ajuda na prevenção de alguns tipos de cancro e no combate ao envelhecimento precoce.

Contra acidez estomacal

 2 chávenas (chá) de couve-flor 
 1/2 litro de água

Preparação: Coloque a couve-flor numa panela. Adicione a água e cozinhe até amaciar. Escorra, tempere com azeite extra virgem e coma.

Contra-indicações: a couve-flor não é indicada para pessoas que sofrem de gases ou flatulência.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

FRAMBOESA - CONTRA A DEPRESSÃO

A framboesa é uma fruta rica em antioxidantes e outro minerais como a vitamina C, cálcio, potássio, ferro e magnésio. Todos estes são essenciais para os indivíduos que estão recuperando-se de alguma doença, que sofrem de doenças cardíacas ou que têm fadiga ou depressão.

A framboesa é popularmente conhecida como um ótimo remédio natural para curar a amigdalite. 

Basta comer cerca de 100 gramas de framboesa por dia durante 3 dias para notar a diferença.

A framboesa é naturalmente adstringente, podendo ajudar em problemas estomacais e também na diarreia.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

CENTEIO - HIPERTENSÃO

Centeio

Menos rico em glúten que o trigo, este cereal é elaborado a partir de uma mistura de farinhas de centeio e trigo.
 Este pão acompanha bem os alimentos de sabor forte, como estufados e queijos gordos, e combina com qualquer molho.
 As perturbações cardiovasculares são pouco frequentes entre quem consome este pão, visto que o centeio e um excelente fluidificante sanguíneo. Assim, é recomendado em casos de hipertensão, arteriosclerose e doenças vasculares em geral.

MAÇÃ - SAÚDE DO CORAÇÃO

O PODER DA MAÇÃ

Um estudo realizado avaliou o sumo de maçã e constatou inúmeros benefícios para a saúde do coração.
 Quando consumido regularmente, ele inibe a ação do LDL, justamente o tipo de colesterol que, em doses elevadas, se acumula nos vasos sanguíneos e dificulta a circulação do sangue.
 Já segundo uma pesquisa publicada o sumo de maçã é benéfico contra a asma.
De acordo com o estudo, as crianças que tomam o sumo pelo menos uma vez por dia têm metade das probabilidades de so­frerem de falta de ar do que as que consomem a bebida menos de uma vez por mês.
 Nos dois casos, melhor do que consumir a fruta ao natural, o ideal é preparar o seu sumo natural. E lembre-se: mantenha a casca da fruta na hora da preparação.



SUMO DE MAÇÃ



 3 maçãs sem sementes e com casca picadas 

 1/2 litro de água fil­trada 
 Mel para adoçar

  Coloque as maçãs e a água no liqüidificador e bata bem.
  Se necessário, coe.
 Adicione o mel e beba de seguida.

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

ARROZ - CONTRA A DIARREIA

ARROZ


O arroz polido (ou branco) é o mais comum. Ele não é muito nutritivo, por isso precisa ser acompanhado de alguns alimentos ricos em vitaminas e minerais, como os legumes.
 O arroz integral é rico em vitaminas do complexo E e do complexo B. Assim como o arroz branco, possui fósforo, magnésio, ferro e zinco. Grande parte do seu peso é composto por hidratos de carbono e por isso é bastante energético. É óptimo para saciar a fome: ele liberta energia aos poucos no nosso organismo.
 O arroz é recomendado em casos de diarreia e tensão alta.

Alivio da diarreia

 1 colher (sopa) de cebola picada 
 1 chávena (chá) de cenoura picada 
 1 chávena (chá) de arroz branco
 2 chávenas (chá) de água

Preparação: Refogue a cebola e a cenoura picadas por 2 minutos. Acrescente o arroz branco e a água. Cozinhe em lume baixo até o arroz amaciar e coma 1 prato (sobremesa).

ALECRIM - CÓLICAS MENSTRUAIS

Alecrim 

Versátil, ele combate desde cólicas menstruais até o cansaço
Sabe aqueles dias em que o cansaço chega realmente?

O alecrim (Rosmarinus officinalis) torna-se uma opção, pois estimula o organismo e manda para longe a fadiga.

"Popularmente, o alecrim é utilizado para má digestão, asma, bronquite, tosse, reumatismo e problemas cardíacos".
Bastante utilizada também na culinária, ela estimula a digestão de gorduras, reduz a formação de gases, protege o fígado e alivia cólicas menstruais.
Quando o assunto são problemas respiratórios, o alecrim actua como expectorante, um verdadeiro alívio para tosse com muco.

Também é capaz de varrer os radicais livres do organismo.
Graças ao seu poder analgésico, se aplicado na forma de compressas, reduz as dores do reumatismo e tem acção cicatrizante.

ATENÇÃO!
Apesar dos benefícios que traz ao organismo, existem restrições ao consumo de chá de alecrim. Em doses elevadas, a bebida pode causar gastrite e nefrite (inflamação no rim). 


O chá é contra-indicado em casos de diabetes, hipertensão, gravidez, doenças infamatorias da pele e hipertrofia de próstata.

Aliviar o cansaço
Ingredientes:
• 1 colher (chá) de ramos frescos de alecrim
 1 chávena (chá) de água

Preparação: leve o alecrim e a água para ferver durante 5 minutos. Passado o tempo indicado, desligue o lume, espere amornar, coe e adoce com mel a gosto.
Beba 2 chávenas (chá) por dia. 


Cólicas menstruais

• 1 e 1/2 colher (sopa) de ramos frescos de alecrim
• 1 litro de água 


Preparação: leve os ingredientes para ferver durante 5 minutos. Em seguida, tape o recipiente e aguarde por 10 minutos. Coe e tome 1 chávena (chá) a cada 6 horas, durante o período de cólica.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

ALHO - DEPURATIVO DO SANGUE

ALHO
Graças a uma substância chamada alicina, responsável pelo aroma característico do alho, ele ajuda a controlar a tensão arterial e possui acção anti bacteriana e anti-inflamatória.
Uma outra substância importante, o óxido dialildissulfeto, pode proteger o coração contra doenças cardiovasculares, já que reduz todas as taxas do mau colesterol e eleva as do colesterol bom. Já o selénio, também em boas quantidades no alho, previne a formação de placas de gordura e coágulos nas artérias, controla a tensão arterial e fortalece as defesas do organismo, principalmente contra a actuação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce. Consuma 1 dente de alho cru todos os dias e garanta todos estes benefícios para o seu organismo.

Depurativo do sangue

 1 litro de água 
 4 dentes de alho amassados

 Num recipiente, coloque a água e o alho amassado. Deixe de molho por 6 horas e coe. 


Beba 3 chávenas (chá) ao dia.

Contra-indicações: o alho não é recomendado para pessoas que têm úlcera gástrica, as gestantes, as lactantes, crianças e pessoas no período pré e pós-operatórios.

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

ESPINAFRE - ANEMIA

ESPINAFRE
Esta verdura previne a fraqueza e alivia os sintomas da depressão.
 Assim como a maioria das verduras, possui muita vitamina A e C, por isso, estimula o sistema imunológico.
 A quantidade de ferro do espinafre supera a da carne, por isso é recomendado em casos de anemia.
 É indicado para gestantes, por ter ácido fólico, que previne defeitos neurológicos no feto.

Tratar anemiaI

 1 molho de espinafre cru 
 1 litro de água filtrada

Preparação: Bata no liquidificador o espinafre cru com a água filtrada.
 Adoce com mel a gosto.
Beba 1/2 copo (100ml) antes do almoço ou jantar.

Contra-indicações: o espinafre não deve ser consumido em excesso, pois causa efeitos contrários às vantagens apresentadas: por possuir grande quantidade de ácido oxálico, pode inibir a absorção do ferro e do cálcio pelo organismo e formar pedras nos rins. Para diminuir este efeitos, escolha alimentos com vitamina C.

ABOBRINHA - RELAXANTE

ABOBRINHA
O magnésio deste legume contribui na absorção do cálcio pelos ossos e na assimilação de proteínas e hidratos de carbono, além de ter função relaxante. Já o ácido fólico não pode faltar no cardápio de quem pensa em engravidar. Indicado para as gestantes, ele é essencial para a boa formação do feto, prevenindo defeitos neurológicos e na coluna vertebral. Também pode reduzir enjoos nos primeiros três meses de gravidez, diminuir os riscos de parto prematuro e melhorar a qualidade do leite materno. O ácido fólico ainda continua sendo importante durante os primeiros anos de vida da criança. Por isso, adicione à refeição dos pequenos bastante abobrinha que, em 100g, oferece 20mg da poderosa substância.


Antepasto para a circulação


• 1 colher (sopa) de azeite
• 2 beringelas
• 1 pimento vermelho
• 1 abobrinha


Preparação:
Numa panela, aqueça o azeite. Adicione as beringelas, o pimento vermelho e a abobrinha, todos cortados em fatias. Refogue até murchar e acrescente 1 pitada de sal. Desligue o lume e misture 1 dente de alho picado.

sábado, 16 de janeiro de 2016

LEITE

LEITE
O leite é o primeiro alimento que conhecemos logo em que nascemos. Depois, criamos o hábito de consumi-lo ao acordar, no pequeno-almoço, ou à noite, para melhorar o sono.
Não importa a razão para inseri-lo no seu cardápio. Facto é que o leite e os seus derivados são importantíssimos na formação e manutenção dos ossos e dentes, principalmente durante a infância e a adolescência. Já na idade adulta, e sobretudo após os 50 anos, este alimento tem a sua importância na prevenção da osteoporose. Seja qual for a razão, tome leite!

Fim da prisão de ventre

 1 chávena (chá) de leite magro 
ameixas secas sem caroços 
2 colheres (sopa) de aveia em flocos 
1 colher (sopa) de mel

Preparação: No liquidificador, bata os ingredientes e beba logo em seguida.

AVEIA - CONTRA FADIGA E INSÓNIA

AVEIA

É um cereal poderoso para acabar com a insónia, a depressão, o nervosismo e outras alterações no sistema nervoso. Isso porque a aveia fornece nutrientes importantes para os neurónios (ácidos graxos, fósforo e vitaminas do complexo B), favorecendo as actividades do cérebro.
 A aveia é essencialmente composta de fibras, proteínas, fósforo, ferro e vitamina B1. Muito recomendada para quem tem colesterol elevado, pois diminui a absorção de gorduras.
 Como o colesterol está ligado com a hipertensão e problemas cardiovasculares.
 A aveia é amiga das artérias e do coração.  aveia pode diminuir em até 15% o colesterol no sangue. 
Para que os seus efeitos sejam perceptíveis, consuma a aveia diariamente, pois ela é bastante nutritiva e de fácil digestão, não apresenta nenhuma contra-indicação.
 São recomendadas 3 colheres (sopa) por dia. Aumente a ingestão de água se for consumir muitos cereais, pois estes alimentos absorvem líquido.


Contra fadiga e insónia

 3 colheres (sopa) de aveia em flocos 
 3 chávenas (chá) de água

Preparação: Ferva a aveia na água. Tome 1 chávena (chá) a cada 8 horas, sem coar nem adoçar.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

LARANJA - DIMINUIR A TENSÃO ARTERIAL

LARANJA
A vitamina C é o nutriente medicinal mais conhecido da laranja. E não é por menos, afinal, esta substância tem sido cada vez mais celebrada por cientistas em virtude dos seus inúmeros benefícios para a saúde. O seu poder antioxidante evita as transformações celulares, prevenindo o surgimento do cancro, principalmente de estômago e próstata. A laranja também é boa para regular as taxas de colesterol mau e ácido úrico. Uma laranja com bagaço por dia é tudo o que precisa para manter o seu organismo protegido.


Diminuir tensão arterial
 1 copo (200ml) de água filtrada 

 1/2 laranja sem casca e sem sementes 
 1/2 beterraba crua picada 
 1/3 de cenoura ralada

Preparação: Bata tudo no liquidificador. Se necessário, adoce com mel a gosto. Tome logo após o preparo.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

ABOBRINHA

ABOBRINHA


O magnésio deste legume contribui na absorção do cálcio pelos ossos e na assimilação de proteínas e hidratos de carbono, além de ter função relaxante. Já o ácido fólico não pode faltar no cardápio de quem pensa em engravidar. Indicado para as gestantes, ele é essencial para a boa formação do feto, prevenindo defeitos neurológicos e na coluna vertebral. Também pode reduzir enjoos nos primeiros três meses de gravidez, diminuir os riscos de parto prematuro e melhorar a qualidade do leite materno. O ácido fólico ainda continua sendo importante durante os primeiros anos de vida da criança.

 Ingredientes:
 • 1 colher (sopa) de azeite
 • 2 beringela
 • 1 pimento vermelho
 • 1 abobrinha



Preparação: Numa panela, aqueça o azeite. Adicione as beringelas, o pimento vermelho e a abobrinha, todos cortados em fatias. Refogue até murchar e acrescente 1 pitada de sal. Desligue o lume e misture 1 dente de alho picado.

AMENDOIM - PROTEGE O CORAÇÃO

O amendoim tem a capacidade de proporcionar uma série de benefícios, como proteger o coração, reduzir a gordura da região abdominal, retardar o processo de envelhecimento, atuar na formação de tecidos, participar do trabalho muscular, evitar cãibras e ajudar na prevenção do câncer, entre outros. O amendoim é uma planta da família Fabaceae, nativa da América do Sul (Bolívia ou Brasil), levada à Europa pelos espanhóis. A qualidade de sua proteína assemelha-se à do leite. Em sua composição química existem proteinas (26%), gorduras (47%), carboidratos (18,6%) e água (5,8%). Ele também é rico em ferro, zinco, cobre, vitamina A, vitamina E eniacina (vitamina).

Entre inúmeros benefícios do amendoim, ele é rico em proteínas, fibras, antioxidantes e fitoquímicos, além de auxiliar no controle do peso, da gordura abdominal e dos níveis de açúcar no sangue. “Além disso, sua alta concentração de vitamina E faz com o que o amendoim exerça o papel de antioxidante, que pode diminuir a incidência do mal de Alzheimer.  aquelas que consumiram regularmente o produto (puro ou em forma de manteiga) apresentaram 67% menos risco de desenvolver a doença.”

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

HAMAMELIS - HEMORROIDAS

Sua casca e suas folhas são responsáveis
 por eliminar secreções e estimular a circulação.
 Com isso, a hamamelis melhora o aspecto da pele, combate hemorróidas e varizes, diminuindo o inchaço das pernas.
Também está presente em champôs, pois evita a queda decabelo ao estimular a acção dos vasos sanguíneos do couro cabeludo. Seu uso em compressas ameniza dores provocadas por queimaduras e melhora hematomas. 

Contra-indicações: mulheres em fase de amamentação não devem consumir hamamelis.

BORRAGEM - EXPCTORANTE

BORRAGEM

 Planta medicinal e alimentícia que lembra o cheiro do pepino, por isso se torna uma salada muito nutritiva. 
Possui vitamina C, alcaloides. É anti inflamatória, expectorante, adstringente e altamente diurética. 
Muito indicada em casos de inflamações de bexiga e pedras nos rins ou bexiga. 
Auxilia na eliminação de toxinas e melhoria da pele.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

BERINGELA - COLESTEROL

BERINGELA
Este vegetal é famoso por reduzir o mau colesterol. Elimina as impurezas do organismo e estimula a filtragem nos rins, por causa do seu efeito diurético. Também por isso é indicado para quem sofre de retenção de líquidos. Possui cálcio, potássio e vitaminas B e C. Em algumas pessoas, a beringela realmente ajuda a controlar o colesterol, mas ela sozinha não faz milagres. Dieta controlada e actividade física fazem parte do pacote anti-colesterol. Por ter consistência fibrosa, parecida com a carne, ela é apreciada em pratos vegetarianos e é consumida até em churrascos.

Diminuir o mau colesterol
Ingredientes: • 1/4 de beringela levemente cozida e picada • Sumo de 2 laranjas
Preparação: No liquidificador, bata a beringela com o sumo de laranja. Coe e beba 1 copo (200ml) pela manhã, em jejum.

Antepasto
Ingredientes: • 1 colher (sopa) de azeite • 1 pitada de sal • 2 beringelas em tiras finas • 1 pimento vermelho em tiras • 1 abobrinha em tiras • 1 dente de alho picado
Preparação: Numa panela, aqueça o azeite. Acrescente o sal, a beringela, o pimento e a abobrinha e refogue até murchar. Desligue o lume e misture o alho.

FUMÁRIA - DEPURATIVA DIURETICA

fumaria
FUMÁRIA - DEPURATIVA DIURETICA

Fumária é uma planta medicinal que cresce em pequenos arbustos, e que possui folhas flores brancas ou rosadas com a ponta vermelha e suas folhas são verde-acinzentadas.
A fumária também é conhecida como erva-moleirinha, erva-pombinha e fumo-da-terra. Seu nome cientifico é Fumaria officinalis
A fumária serve para ajudar no tratamento de pedras na vesícula, prisão de ventre, cólicas intestinais, urticária, sarna e psoríase.
A fumária possui propriedades depurativa, diurética, laxante, anti-inflamatória além de reguladora da secreção biliar e regeneradora da pele.
As partes usada da fumária são: Caule, folhas e flores.
  • Chá de fumária: 
  • Juntar uma colher (de chá) de fumária seca e picada a 1 xícara de água ferventes. Deixar repousar durante 10 minutos. Em seguida coar, adoçar com mel e tomar de 1 a 3 xícaras por dia. 
Devido ao sabor amargo do chá de fumária, a mistura com suco de frutas pode ser uma alternativa misturando uma xícara do chá frio de fumária ao suco de maça por exemplo.
  • Chá de fumária com calêndula para pele:
  •  Misturar 1/2 colher de chá de fumária seca e picada com 1/2 colher de chá de flores de calêndula. Em seguida acrescentar 1 xícara de água fervente sobre esta mistura e deixar repousar por 10 minutos. Coar e tomar de 1 a 3 xícaras por dia para doenças da pele como psoríase e urticária.
O consumo máximo diário de fumária deve ser de 3 xícaras de chá, pois o uso excessivo pode provocar vômito, diarreia e dor no estomago. 



domingo, 10 de janeiro de 2016

ARNICA DA MONTANHA - ANTI-PIRÉTICO NATURAL

 A Arnica Montana é a espécie mais conhecida, pode ser chamada popularmente de arnica das montanhas, tabaco das montanhas. Ela combate hemorragias, é anti-inflamatória, analgésica, cicatrizante e em caso de febre pode ser usada como anti-pirético natural. Arnica também trata contusões, distensões musculares, roturas de ligamentos, clarear e desfazer edemas e hematomas, furúnculos, traumatismos, entorses e outras lesões desportivas. É considerada um estimulante e tem propriedades tónicas.

CENTELLA ASIÁTICA - CONTRA CELULITE

centella asiáti­ca

 As folhas da centella asiáti­ca são muito conhecidas pelos nutricionistas e naturopatas, pois contêm substâncias que ajudam a "quei­mar" as gorduras localizadas.
 Ela actua para normalizar e restabelecer a produção de colágeno essencial para a manutenção da firmeza da pele, ou seja, ajuda a diminuir a celulite
.
É ainda anti-inflamatório e agiliza os processos de cicatrização.

Ingredientes:

    • 1 e 1/2 colher (sopa) de folhas de centella asiática

 • 1 litro de água a ferver

Preparação:

 coloque, numa panela, as folhas. Cubra com a água e tape. Deixe abafado por 10 minutos e coe.


Contra-indicaçõesnão deve ser consumida por gestantes, mulheres em fase de amamentação, pessoas com úlcera, gastrite e insuficiência renal ou hepática.

 Tome 1 chávena (chá) a cada 8 horas.

MAMÃO PAPAIA -MELHORA INTESTINO

MAMÃO
Seu consumo ajuda a regular problemas do intestino e a diminuir a acidez estomacal. Ainda acelera a cicatrização de feridas e machucados e tem ação anti-inflamatória.


MELHORAR INTESTINO


No liqüidificador, bata


 1 fatia grossa de mamão papaia sem sementes, 
1 xícara (chá) de água filtrada 
 1 colher (sopa) de sementes de linhaça

 Coe, adoce com mel a gosto e tome 1 vez por dia.

sábado, 9 de janeiro de 2016

BELDROEGA - CICATRIZANTE

É cicatrizam-te, bom para rins e bexiga. Aumenta a secreção do leite. Crua ou cozida regula as funções dos intestinos.
O chá das sementes e bom contra os vermes.
Combate a inflamações dos olhos.

O chá de toda a planta e bom para a bronquite, cistite, febre, fígado, parasitas
Os cataplasmas quentes são óptimos para pontadas nos pulmões.


Para os calores da menopausa usa-se a tintura, 10 gotas em meio copo de água.
Para sinusite e tosse rouca, uma colher de tintura com água 3 vezes ao dia

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

CACAU - FORTALECER O ORGANISMO

CACAU
Contém minerais como ferro, fósforo, cálcio, além de vitaminas do complexo B, fibras e proteínas.
Atua contra a prisão de ventre, trata a pressão alta e a anemia, ajuda na formação dos ossos e dentes, regula os batimentos cardíacos e mantéma saúde dos nervos.

Contra-indicações: pessoas com bronquite, asma e azia devem evitar consumir cacau. Por ser bastante calórica, a fruta não é recomendada para quem está acima do peso ou tem diabete.
Atenção!Os sucos naturais também engordam. Fique de olho nas frutas calóricas e evite consumi-las se estiver fora do peso ideal.


FORTALECER O ORGANISMO
Bata, no liqüidificador, 1 saquinho de 100g de polpa de cacau congelada com 1 xícara (chá) de suco de laranja.

 Se preferir, adoce com mel ou adoçante e polvilhe um pouco de canela em pó ao servir.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

FRANBOESA - AMIGDALITE

A framboesa é uma fruta rica em antioxidantes e outro minerais como a vitamina C, cálcio, potássio, ferro e magnésio. Todos estes são essenciais para os indivíduos que estão recuperando-se de alguma doença, que sofrem de doenças cardíacas ou que têm fadiga ou depressão.

A framboesa é popularmente conhecida como um ótimo remédio natural para curar a amigdalite. Basta comer cerca de 100 gramas de framboesa por dia durante 3 dias para notar a diferença.

A framboesa é naturalmente adstringente, podendo ajudar em problemas estomacais e também na diarreia.

PAPAIA - CURA FERIMENTOS

PAPAIA


A alta quantidade de vitamina C nesta fruta concede à papaia a virtude de elevar as defesas do sistema imunológico, protegendo de gripes, constipações e bactérias oportunistas. Mas a papaia também contém uma substância chamada licopeno, que tem ganhado fama por ajudar na prevenção do cancro de próstata. Quem tem problemas de má digestão deve incluir a fruta no cardápio, pois os seus benefícios ao funcionamento do aparelho digestivo já são difundidos pela sabedoria popular e confirmados pela ciência. A papaia também é famosa pelas suas propriedades anti-inflamatórias.
Cura de ferimentos
Pressione levemente a parte interna da casca de uma papaia sobre um ferimento, 3 vezes ao dia, para acelerar o processo de cicatrização.

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

AMOR PERFEITO - ANTI - INFLAMATORIO


Antiinflamatória,expectorante,estimulante,sudorífica,diurética,depurativa, emoliente, antitumoral, laxante

Feridas,chagas, úlceras, eczema úmido,infecções cutâneas,afecções do sangue, debilidade nervosa,cansaço,doença prevenir dores de cabeça e enjôos. s cardíacas nervosas, icterícia

As folhas secas da Viola tricolor, pulverizadas ou misturadas com mel até formarem uma   pomada, aplicadas sobre as feridas, ajudam a cicatrizá-las.
 Para curar infecções cutâneas, tratam-se as partes afetadas com compressas de gaze embebidas em uma infusão da planta.

 A decocção alivia também as dores reumatismais e trata as afecções de pele, dermatites e eczemas.
 A infusão, que também pode ser bebida, combate as afecções do sangue, a debilidade nervosa, o cansaço, as doenças cardíacas nervosas e icterícia, pois estimula o metabolismo.
Constitui um bom expectorante devido a seu alto conteúdo em saponinas e também tonificam e fortalecem os vasos sanguíneos.

Emprega-se como cosmético para limpeza de pele e como loção capilar contra a queda do cabelo. Serve para gargarejos. As raízes são eméticas.

Infusão para uso geral: Prepara-se infusão de duas colheres de café por xícara de água fervente, deixe descansar por um quarto de hora. Adoçar com mel. Em virtude dos efeitos eméticos do amor-perfeito, desaconselha-se o aumento das doses.

Xarope: triturar uma colher média de flores secas e colocar em maceração durante uma hora em 250g de água fervendo. Filtrar. Dissolver a quente, sem ferver, 250g de açúcar. Tomar de 5 a 6 colherinhas ao dia.

Depurativo: 
Infusão: macerar, por uma noite, 8gr de flores e folhas secas de amor-perfeito em um quarto de litro de água fria. Pela manhã, ferver tudo, adicionando 100gr de leite açucarado. Filtrar a bebida e ingeri-la em jejum. Continuar o procedimento por 3 semanas.

Feridas,chagas e úlceras: 
Cataplasma: para favorecer a cicatrização, fazer compressas com flores e folhas frescas e esmagadas de amor-perfeito, misturadas com leite frio.
Infusão: por durante um quarto de hora uma colher de flores secas trituradas em uma xícara de água fervendo. Tomar de 2 a 3 vezes ao dia. Adoçar com mel.

Contra-indicações: não se deve administrar doses muito altas, já que a planta contém saponinas que podem produzir náuseas e vômitos.