sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

EUCALIPTO - DOENÇAS RESPIRATORIAS

 
O eucalipto é uma planta medicinal bastante utilizada no combate de diversas doenças respiratórias devido as suas propriedades expectorantes, e pode ser utilizado em forma de chá, óleo essencial ou em vapores para inalação.

O eucalipto serve para o tratamento de gripe, resfriado, rinite, sinusite, adenite, amigdalite, asma, bronquite, nariz escorrendo, pneumonia, tuberculose, febre, vermes intestinais, acne, mau hálito e dor muscular.

As propriedades do eucalipto incluem ação anti-séptica, desinfetante, expectorante, tônica, anti-inflamatória, antimicrobiana, aromática, descongestionante, expectorante e vermifuga.


A parte utilizada do eucalipto é a sua folha e pode ser usada de várias formas, desde inalação até chá.

Chá: Adicionar

 1 colher de folhas picadas de eucalipto em uma xícara e cobrir com água fervente.
 Depois de morno, coar e tomar.

Inalação: 

Colocar 5 gotas de óleo essencial de eucalipto em uma tigela com 1 litro de água fervente e inalar o vapor por alguns minutos.
 Para aproveitar ao máximo, coloque uma toalha de banho sobre a cabeça como se fosse fazer uma tenda para cobrir a tigela, assim o vapor ficará aprisionado e o indivíduo inspirará uma maior quantidade do vapor que alivia os sintomas.

Uso tópico: Realizar uma massagem nos locais desejados utilizado 2 gotas de óleo essencial de eucalipto para 100 ml de óleo mineral.


Efeitos colaterais do eucalipto

Os principais efeitos colaterais do eucalipto se prendem com o seu uso excessivo e incluem dermatite, dificuldade para respirar e taquicardia.

Contra indicações do eucalipto


O eucalipto está contra indicado em caso de alergia ao eucalipto ou durante a gravidez.

Sem comentários:

Enviar um comentário