sexta-feira, 30 de maio de 2014

TORANJA

Ingerir meia toranja antes das refeições ajuda a eliminar de 1/2kg até 1kg por semana. Isso porque, esta fruta ajuda a regular os níveis de insulina no corpo, hormona que armazena gordura. Além disso, a toranja também é responsável por diminuir os níveis do colesterol no sangue, reduz o surgimento da celulite e facilita a queima da gordura localizada. Coma a fruta inteira, com casca e polpa. Vale também tomar o sumo ou, se preferir, incremente as suas saladas com pedaços da toranja.

Sumo anti-colesterol
Ingredientes:
 • 1 kg de toranja 
• 1 litro de água 
• Gelo a gosto 
• Adoçante a gosto

Preparação: Bata todos os ingredientes no liquidificador.

 Beba após as principais refeições.

sábado, 24 de maio de 2014

ABOBORA

ABÓBORA
ABOBORA


Existem bons motivos para colorir o seu prato diariamente com este alimento. Com um tom amarelo e alaranjado, é a melhor fonte de betacaroteno. Portanto, quanto mais alaranjada, mais betacaroteno a abóbora tem. Esta substância pode ajudar a prevenir alguns tipos de cancro, como o de cólon. O legume também possui fibras que baixam os níveis de colesterol mau na corrente sanguínea e contribuem para uma boa digestão. As suas sementes podem prevenir a hiper-plasia da próstata, que é o crescimento da glândula, comum entre homens de 40 a 60 anos.

Remédio caseiro para inflamação da vesícula urinária: cozinhar em fogo lento, 20 min., 150g de sementes de abóboras(inteiras, sem descascar) em 1 litro de água. Deixar esfriar e colocar numa garrafa ou recipiente de boca larga. Não é necessário coar, pois as sementes permanecerão no fundo, e poderão ser jogadas fora em seguida. Tomar um pequeno copo desta água três vezes ao dia ou quando as dores se apresentarem. Agitar bem antes de tomar. 


As sementes de abóbora faz parte de muitos remédios para problemas na próstata, por isso, se você já passou dos 40 anos e se levanta uma ou mais vezes para urinar durante a noite, coma diariamente um punhado de sementes de abóbora, os resultados são muito bons. -Leite de coco é outro item recomendado(muito nutritivo), que ajuda a reverter essa deficiência. 


Semente de abóbora é excelente para a próstata, pois contém zinco e outras vitaminas que nosso amiguinho precisa. Ferva-as com agua e deixe descansar por meia hora. Tome um copo de manhã e um a noite. Pegue tudo(inclusive as sementes) e coloque numa jarra de VIDRO e leve à geladeira para ser melhor conservado.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

BETERRABA



BETERRABA
A sua cor não nega: a beterraba é óptima para o sangue. Isso porque ela tem grande quantidade de ferro, que estimula a produção de glóbulos vermelhos. Por isso, combate a anemia. E ainda possui vitamina C, que ajuda a absorver o ferro. Este mineral é importantíssimo para a saúde das gestantes e dos bebés, pois reduz o risco de morte materna no parto e no pós-parto e melhora a capacidade de aprendizagem das crianças. As fibras da beterraba reduzem a taxa de colesterol.

Contra-indicações: diabéticos não devem consumir beterraba em excesso, pois ela é rica em açúcar.

Sem desperdício
As folhas do legume podem ser consumidas. Como sugestão, ferva-as por alguns minutos e sirva quente com um pouco de azeite. O talo da beterraba pode ser aproveitado em sumos e vitaminas: ele contém betacaroteno, que é uma substância anticancerígena.

domingo, 18 de maio de 2014

AGRIÃO - ACIDO ÚRICO

AGRIÃO
AGRIÃO - ACIDO ÚRICO

Esta hortaliça pode prevenir diversos tipos de doenças e trazer mais saúde para o seu cardápio.
Devido às suas propriedades purificadoras para vários órgãos como estômago, fígado e pulmão, o agrião é apontado como uma poderosa fonte de proteção contra diversos tipos de cancro.
Esta verdura possui ainda outras características terapêuticas como o combate a infecções e ao excesso de ácido úrico.
Rico em vitaminas C, B3 e B6, betacaroteno, manganês, zinco e fibras, o agrião também colabora com a saúde do organismo como um todo e o bom funcionamento do trato intestinal.

Dicas de consumo

Não desperdice! Toda a estrutura do agrião pode ser utilizada para tratamentos medicinais, mas o talo mantém por um período maior as suas propriedades.

Compre na medida: as suas folhas têm pouco tempo de vida útil após o corte.
 Leve apenas a quantia que irá consumir, tendo em casa a hortaliça sempre fresquinha.

- Conserve bem: na sua condição in natura, o agrião pode ser guardado por no máximo um ou dois dias, em local fresco e com os talos imersos em água.

Deixe no frigorífico: num refrigerador ou local de baixa temperatura, o vegetal pode ser conservado por mais de dois dias, se embalado em saco plástico próprio para alimento.

Bebida milagrosa
Esta mistura é um excelente antioxidante e depurador de radicais livres, ou seja, com ela ficará mais jovem e saudável! Veja como é fácil:

Ingredientes:

• 1 molho de agrião
 • 2dl de leite magro

Preparação: Bata no liqüidificador o agrião com o leite.
 Consuma imediatamente, uma vez ao dia.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

COUVE - ANEMIA

couve
COUVE - ANEMIA

A couve é um alimento portador de boa quota de ferro, cálcio e de pequena quantidade de fósforo.
 A couve crua contem mais vitamina C do que a encontrada nas frutas cítricas. 

ANEMIA: bater no liquidificador 3 folhas de couve junto com 1 copo de sumo de laranja, coar, tomar de manhã, repetir durante 3 semanas. 

ALCOOLISMO: sumo de talo da couve, beber 4 cálices ao dia.

CRESCIMENTO: o sumo da couve e um tônico recomendado as crianças em fase de crescimento - beber adoçado com mel.

CABELO: promove o crescimento do cabelo - utilizar 3 folhas de couve com 1 litro de agua, bater no liquidificador, coar, e massajar o couro cabeludo 3 vezes por semana.

CIÁTICA: aplicar externamente as folhas da couve cozida ao vapor, na forma de compressa quente, e renovar de hora em hora. 

MENSTRUAÇÕES DOLOROSAS: tomar 3 colheres de sumo de couve em jejum.

terça-feira, 13 de maio de 2014

BOLDO DA TERRA E BOLDO DO CHILE

BOLDO
BOLDO-DO-CHILE
  É um arbusto que pode chegar até 5 metros de altura. As suas folhas nascem opostas, como as do eucalipto por exemplo, e são ovais. Com um cheiro parecido ao da hortelã, as folhas de boldo-do-chile ainda apresentam alguns pêlos na superfície.
Usos: protege o fígado contra doenças, estimula a produção e secreção de bílis, melhorando a digestão lenta, aumenta o apetite, age como diurético, minimiza inflamações na bexiga, ajuda na eliminação de pedras nos rins e alivia os sintomas da ressaca.

Contra-indicações: não é recomendado em casos de hepatite aguda. Em doses excessivas pode ser tóxico e causar náuseas, vertigens, agitação e convulsões. Crianças, idosos e gestantes devem evitar o consumo do boldo-do-chile.

Azia
Ingredientes:
• 2 folhas frescas de boldo-da-terra
• 1/2 colher (sopa) de folhas frescas de hortelã
• 1/2 litro de água
Preparação: coloque todos os ingredientes numa panela e ferva por 15 minutos. Espere amornar, coe e tome 1 chávena (chá) a cada 8 horas. 

Contra-indicações: crianças menores de 6 anos, bebés e pessoas com úlcera e gastrite não devem consumir hortelã.

Cálculos biliares
Ingredientes:
■ 2 chávenas (chá) de água
• 3 folhas frescas de boldo-do-chile
 Preparação: leve ao lume a água e as folhas de boldo e deixe até começar a ferver. Desligue o lume e abafe por 10 minutos. Espere amornar, coe e beba 2 chávenas (chá) por dia.

Digestão lenta Ingredientes:
• 3 folhas frescas de boldo da terra ou boldo-do-chile
• 1 chávena (chá) de água
 Preparação: misture o boldo com a água e leve ao lume até começar a ferver. Retire do lume, espere amornar e coe.
 Adoce com mel a gosto e tome até 2 chávenas (chá) por dia.

DIGESTÃO LENTA
Tanto o boldo-da-terra quanto o boldo-do-chile podem ser utilizados para melhorar aquela sensação de estômago pesado após excessos alimentares.
 As duas variedades agem na quebra das moléculas de gordura, facilitando a absorção dos nutrientes necessários à manutenção do organismo e eliminando o que não será mais aproveitado.

GASES E PRISÃO DE VENTRE
A formação de gases e o mau funcionamento do intestino podem ser reduzidos com o consumo regular de receitas que contenham a variedade do boldo-baiano.

DIURÉTICO
Como estimula a quebra de gorduras e a digestão, as receitas com boldo-do-chile favorecem a eliminação de impurezas do organismo, purificando-o e protegendo-o contra inúmeras doenças. Também é bastante recomendado em casos de pedras nos rins e cistite, a inflamação da bexiga.

Falta de apetite
Ingredientes:
• 1 colher (sopa) de folhas frescas de boldo-da-terra
• 1 colher (sopa) de sementes frescas de erva-doce
• 1 litro de água
Preparação: ferva por 5 minutos todos os ingredientes.
 Espere amornar, coe e beba 1 chávena (chá) a cada 8 horas.
Contra-indicações: pessoas com úlcera gástrica não devem consumir receitas com erva-doce.

Fraqueza

Ingredientes:
• 5 folhas frescas de boldo-do-chile
• 1 colher (sopa) de sementes frescas de erva-doce
• 3 chávenas (chá) de água a ferver
 Preparação: coloque o boldo e a erva-doce num recipiente, despeje a água a ferver por cima, tape e deixe abafado por 15 minutos.
 Espere amornar e coe. Adoce com mel a gosto e tome 1 chávena (chá) a cada 8 horas.
Contra-indicações: pessoas com úlcera não devem consumir erva-doce.

Ingredientes:
• 1/2 colher (sopa) de folhas secas de chapéu-de-couro
• 3 folhas frescas ou secas de boldo-baIano
• 1/2 colher (sopa) de ramos frescos de cavalinha
• 1 litro de água
Preparação: leve os ingredientes ao lume e ferva por 5 minutos.
 Espere amornar, coe e beba 1 chávena (chá) 4 vezes por dia.

Contra-indicações
: pessoas com tensão baixa não devem consumir chapéu-de-couro.
 A cavalinha não é recomendada para gestantes.


Insónia
Ingredientes:
• 2 folhas frescas de boldo-da-terra
• 1/2 colher (chá) de flores e folhas secas de alfazema
• 1 chávena (chá) de água a ferver Preparação: num recipiente, coloque o boldo e a alfazema. Despeje a água, tape e deixe abafado por 15 minutos. Coe e beba 30 minutos antes de se deitar.


Sumo contra ressaca
Ingredientes:
• 2 folhas frescas de boldo-da-terra
• 1 fatia fina de melão sem sementes
• 1/2 litro de água filtrada Preparação: no liqüidificador, coloque os ingredientes, menos o gelo e bata por 2 minutos. Acrescente o gelo e tome 1 copo (200ml) a cada 8 horas.

Prisão de ventre

Ingredientes:
• 1 litro de água
• 2 colheres (sopa) de folhas frescas de boldo-da-terra
• 1/2 colher (sopa) de folhas secas de sabugueiro
Preparação: ferva a água e retire do lume.
 Acrescente o boldo, o sabugueiro, tape e deixe abafado por 15 minutos.
 Coe e tome 1 chávena (chá) a cada 6 horas.

ALÍVIO PARA A RESSACA
A ressaca nada mais é do que o comprometimento de algumas das funções do fígado, principalmente a de produção e secreção da bílis, após o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
Sem a produção da bílis, que auxilia no processo de digestão, o álcool deixa de ser processado como deveria, fica a circular na corrente sanguínea e desencadeia alguns sintomas, como cabeça pesada, estômago embrulhado, boca amarga, ânsia de vômito, entre outros, que podem durar até um dia inteiro após a ingestão das bebidas.
O boldo-do-chile, graças à ação da boldina, uma substância presente na sua composição, faz com que o fígado volte a trabalhar corretamente, para que ele elimine totalmente o álcool do organismo de forma rápida e eficaz e acabe com o mal-estar.

terça-feira, 6 de maio de 2014

CHÁ VERDE- EMAGRECER

CHÁ
CHÁ VERDE- EMAGRECER

Descubra todos os benefícios que esta bebida proporciona ao seu bem-estar

Muitas pessoas consomem chá verde {Camellia sinensis) porque gostam. Outras, como complemento às dietas para perder peso. Não importa a finalidade, esta bebida é capaz de prevenir e combater diversos problemas de saúde! Rico em nutrientes, ele tornou-se famoso pelas suas propriedades medicinais; protege o organismo e proporciona bem-estar no dia-a-dia. Confira abaixo todas as funções do chá verde.

PROTEGE O CORAÇÃO
"O chá verde previne doenças cardiovasculares, pois baixa o colesterol e reforça a parede dos vasos sanguíneos", afirma a médica ortomolecular e nutróloga Tâmara Mazaracki. Por baixar o mau colesterol (LDL), ele impede a formação de placas de gordura nas artérias, favorece a circulação e reduz riscos de enfarte e derrame. Segundo pesquisa da Universidade Tohoku, no Japão, publicada no Journal of the American Medicai Association, o risco de doenças cardiovasculares pode ser reduzido em mais de 25% com o consumo de chá verde. A pesquisa envolveu 40 mil pessoas com idade entre 40 e 79 anos por 10 anos. As pessoas que beberam chá verde estavam mais protegidas.

PREVINE O CANCRO
Pela sua riqueza em substâncias antioxidantes, inibe o surgimento de tumores malignos. "O chá verde possui poli-fenóis, que actuam como antioxidantes e protectores das células no organismo. São flavonóides (teaflavinas) e derivados da catequina. Estas substâncias são responsáveis pelo seu efeito preventivo do cancro, principalmente do tubo digestivo", explica o médico especialista em medicina chinesa e plantas medicinais Alex Botsaris


AMENIZA PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS
Recomendado para quem sofre de problemas pulmonares, como asma e bronquite, o chá verde auxilia na dilatação dos brônquios, melhorando a capacidade respiratória.

O CHÁ VERDE E OS SEUS NUTRIENTES

Vitamina A: auxilia na absorção de ferro, essencial contra a anemia, age na cicatrização de ferimentos e protege o organismo contra infecções. Também baixa as taxas de colesterol no sangue, prevenindo problemas cardiovasculares. Alimentos como o abacate, abóbora, brócolos, chicória, espinafre, gema de ovo, papaia, melão, entre outros, contêm vitamina A.

Vitamina B1: favorece a digestão dos alimentos e regula as funções nervosas. Também é uma excelente fonte de energia para o organismo. Abobrinha, aveia, cenoura, fígado bovino, granola, nozes e outras castanhas possuem boas doses dessa vitamina.

Vitamina B2: age no metabolismo dos outros alimentos e melhora a saúde da pele e dos olhos. Além disso, cuida do sistema nervoso, auxiliando na manutenção das células. Outras opções para obter essa vitamina são: abacate, amêndoas, amendoim, castanhas, feijão-branco, germe de trigo, hortaliça, ovos e queijos.

Vitamina K: trabalha para manter o sistema circulatório em ordem: regula a passagem do sangue pelas artérias e a sua coagulação. Ao comer cebola, cenoura, iogurte natural, queijos brancos, vegetais verdes, entre outros, estará a consumir vitamina K.

Ácido fólico: responsável por aumentar a produção de glóbulos brancos, garante a saúde do sangue. Também eleva a resistência do organismo, protegendo-o contra doenças.
São fontes de ácido fólico os cereais integrais, germe de trigo, hortaliças e verduras de folhas escuras.

Manganês: reduz os riscos de osteoporose pois fortalece a estrutura óssea. Além disso, equilibra o sistema nervoso e protege o aparelho reprodutor feminino e masculino contra doenças. Alimentos como amêndoas, cereais em grãos, frutas, leite e vegetais também possuem manganês.

Potássio: é responsável por manter a tensão arterial nos níveis ideais. Dessa forma, diminui os riscos de acidentes vasculares. Também é uma boa opção para evitar a formação de cálculos renais.

Também vai encontrar este nutriente em carnes, cereais integrais, grãos, frutas, água de coco, legumes, verduras, entre outros.

PARA TODOS OS GOSTOS
Sencha: entre todos os tipos, ele é o que está presente em maior número de mesas. O seu perfume é acentuado, por isso logo é reconhecido. Outras qualidades que o diferenciam são o sabor forte e a coloração: um tom de verde bastante vivo.
Bancha: de sabor adocicado, esta variedade é rica em catequinas, substâncias capazes de bloquear as alterações celulares e, em consequência, a formação de tumores. A sua cor também é bastante particular: é amarelo.

Genmaicha: ele é menos amargo e possui uma coloração dourada. Isso porque este tipo é o resultado de uma mistura de grãos integrais de arroz torrados e o tipo sencha ou bancha.

Mecha: o seu consumo é indicado após as refeições principais, almoço e jantar. Para produzir esse tipo de chá, são utilizadas as folhas novas da Camellia si-nensis.

Matcha: além do consumo em chás, ele também é indicado para dar um sabor especial às receitas culinárias. Porém, deve ser utilizado com moderação, pois pode deixar os pratos bastante amargos. O matcha é um pó feito com folhas trituradas da planta. É um pouco amargo mas tem outras qualidades: é cremoso e espumante.
Gyokuro: as folhas e talos que compõem este tipo de chá são colhidas à mão. Por esse motivo, o seu preço é elevado em relação aos outros. Tem um aroma acentuado e é menos amargo que os outros tipos consumidos.

Houjicha: as folhas e talos desta variedade são torradas para compor uma bebida de coloração avermelhada, bastante diferente dos outros tipos. Possui pouca quantidade de cafeína e é mais saboroso fresco.

Konacha
: comercializado em pó ou em saquinhos, esta é uma opção com sabor bastante amargo. Vai depender do seu paladar.

Kukicha
: esta é uma variedade indicada para os dias quentes de verão. Isso porque, quando preparado, possui sabor suave e refrescante.

VARIAÇÕES DA ERVA
Chá branco: o chá branco possui muito mais polifenóis, que previnem o envelhecimento precoce e o cancro de mama, intestino e boca. Assim como o chá verde, ele acelera o metabolismo, facilitando a eliminação de gorduras e auxiliando em dietas para emagrecer. Tem sabor adocicado. Por ser um tipo raro de chá, o seu preço é maior que as outras variedades.
Chá preto: tem sabor intenso, mas não é amargo como o chá verde ou o branco. É bastante apreciado por pessoas que não estão acostumadas com o sabor do chá verde. As folhas passam por um processo de fermentação após a colheita e seguem para um forno para desidratação. Por causa destes processos, as folhas perdem grande parte dos nutrientes com propriedades medicinais, como os antioxidantes. É o mais rico em cafeína, por isso não é recomendado para hipertensos ou quem tem insónia. O chá preto reduz o stress, estimula a circulação sanguínea e contribui para regular as taxas de colesterol no sangue.

Chá vermelho: as folhas são colhidas após as floradas e são armazenadas em barris para fermentarem naturalmente. A erva é mantida nesses barris por dez anos ou mais. Por isso, ganham a coloração avermelhada e perdem o sabor amargo, típico do chá verde. Estima-se que o chá vermelho contribui para diminuir o mau colesterol (LDL) no sangue e fortalecer o sistema imunológico. Além disso, ele também ajuda nas dietas de emagrecimento, pois acelera a queima de calorias no organismo e produz a sensação de saciedade. O chá pode ser encontrado no mercado nas formas aromatizadas, com sabor de morango. Grávidas e hipernão devem ultrapassar o consumo de 1 chávena por dia .

Para emagrecer
Ingredientes:
• 600ml de água
• 2 colheres (sopa) de chá verde
• 1 maçã tipo fuji ou verde
• 1 colher (sopa) de mel
Preparação: leve a água ao lume e retire antes de começar a ferver. Despeje num bule de vidro ou porcelana e acrescente o chá verde. Deixe em infusão por 5 minutos. Em seguida, coe e leve ao frigorífico por 2 ho¬ras. No liqüidificador, coloque o chá gelado e adicione a maçã picada e sem sementes. Bata por 1 minuto e adoce com o mel. Beba de seguida.
Dica: a maçã pode ser substituída por uma das seguintes frutas: 1 rodela de ananás, 6 morangos, 6 uvas, 1 pêra pequena, 1 fatia de melão ou 1 fatia de manga.

Aumentar imunidade
Ingredientes:
• 600ml de água
• 2 colheres (sopa) de chá verde
• 1 rodela de limão, laranja ou gengibre
Preparação: leve a água ao lume e retire antes de começar a ferver. Despeje num bule de vidro ou porcelana e acrescente o chá verde. Deixe em infusão por 5 minutos. Em seguida, coe e adicione a rodela de limão, laranja ou gengibre, de acordo com a sua preferência. Aguarde mais alguns minutos e tome ainda quente. Caso não consiga beber sem adoçar, acrescente 1 colher (chá) de mel.
Eliminar toxinas
Ingredientes:
• 600ml de água
• 2 colheres (sopa) de chá verde
• 1 colher (sopa) de uma das seguintes ervas: erva-cidreira, hortelã ou erva-doce
Preparação: leve a água ao lume e retire antes de começar a ferver. Despeje num bule de vidro ou porcelana e acrescente o chá verde e a erva escolhida. Deixe em infusão por 5 minutos. Coe e tome em seguida. Atenção: antes de fazer uso das outras ervas, verifique as suas contra-indicações.

Auxiliar a digestão

Ingredientes:
• 1 copo grande (300ml) de água
• 1/2 colher (sopa) de chá branco
• 1 fatia de ananás
• 1 colher (sopa) de folhas frescas de hortelã
Preparação: leve a água ao lume e desligue antes de ferver. Num recipiente, coloque o chá branco e despeje a água por cima. Abafe por 10 minutos, espere arrefecer e coe. Coloque o chá no liqüidificador e adicione os ingredientes restantes. Bata bem e beba em seguida, até 2 chávenas (chá) por dia.

Chá antioxidante

Ingredientes:
• 1 copo grande (300ml) de água
• 1/2 colher (sopa) de chá vermelho
• 1 chávena (café) de morangos picados

Preparação: leve a água ao lume e desligue antes de ferver. Num recipiente, coloque o chá vermelho e despeje a água. Abafe por 5 minutos e coe. Espere amornar e bata, no liqüidificador, o chá com os morangos. Beba quente ou frio, sem adoçar.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

FEIJÃO BRANCO

FEIJÃO BRANCO:  Cientistas de todo o mundo começaram a investigar uma substância extraída a partir do Feijão Branco " A Faseolamina" que tem como propriedade inibir a atividade da enzima alfa-amilase humana que é responsável pela transformação do amido (carboidrato) ingerido, em glicose.
 Essa enzima, presente na saliva e liberada pelo pâncreas no intestino, atua após a alimentação, durante o processo de digestão, quebrando os amidos ingeridos e convertendo-os nos açúcares da circulação sanguínea, o que irá causar o aumento da glicemia .
 Com a inibição da enzima alfa-amilase, os amidos não conseguem ser digeridos e são enviados diretamente ao intestino para sua eliminação através das fezes
. Esse mecanismo apresenta uma alternativa segura para as dietas de emagrecimento e para diabéticos que precisam diminuir a quantidade de açúcar circulante.
O feijão é, sem dúvida, um dos alimentos mais antigos da história e tem lugar garantido - e de destaque - na culinária brasileira. Ele possui diversos nutrientes importantes para uma alimentação saudável e balanceada. No entanto o feijão-branco se destaca entre os tipos conhecidos por conter boas quantidades de proteínas, fibras e ferro.

sábado, 3 de maio de 2014

ABRUNHEIRO E O ABRUNHO


 Considerado digestivo, aperitivo, elimina gases intestinais, antiespasmódico e ajuda a regular a menstruação.
Combate a tosse causada pela bronquite crônica, ansiedade, insônia.
 São utilizados os frutos bem maduros e as flores secas.
Seu uso não é recomendado durante a gravidez, pois em alta dosagem pode ser tóxico, abortivo, causar hemorragias, vômitos, diarréias e vertigens.

Frutas em geral, têm propriedades que podem desintoxicar o corpo. Os abrunhos são frutos da mesma família como mirtilos e amoras, portanto, compartilham propriedades terapêuticas, mas também tem suas características próprias que os tornam agentes purificadores naturais. Esta acção purificadora pode ajudar a tratar vários problemas de saúde.
Os antioxidantes de abrunhos reduzir os efeitos dos radicais livres, ajudando a eliminar as toxinas que pode produzi-los. Assim, estes agentes actuam como antioxidantes purificar um nível celular
Além disso, abrunhos, porque eles são ricos em fibras, ter um efeito laxante
 Os abrunhos tem vitamina c que ajuda a limpar o corpo, seja através de sua ação antioxidante e seus efeitos sobre os rins, aumentando a diurese.
Os abrunhos possuem substâncias com ação anti-inflamatória, que ajuda a reduzir o risco de doenças degenerativas, como câncer ou doença cardiovascular.
O abrunho tem um baixo valor calórico, você pode usa-lo  em sua dieta para perder peso, ou para tratar outros fatores de risco como hipertensão, colesterol ou triglicérides elevados.