terça-feira, 29 de abril de 2014

JABORANDI

jaborandi
JABORANDI (Pilocarpus jaborandi): Tem como princípio ativo  que age nas glândulas salivares e sudoríferas. 
É um óptimo digestivo. Seu princípio activo já é largamente usado pela indústria de medicamentos no tratamento do glaucoma.
 Era utilizado no passado para melhorar o faro de cães de caça.
 Também indicado no tratamento de doenças do aparelho respiratório.
 Vários xampos trazem o jaborandi na sua fórmula, tido como um poderoso aliado na luta contra a queda de cabelo. As folhas são usadas nas afecções reumáticas, artrite, gota, hipertensão arterial e no tratamento de desordens respiratórias.

ACEROLA

ACEROLA
 A acerola é uma  fruta com muita vitamina C, que também é conhecida como ácido ascórbico. A vitamina C é fundamental  proteína que dá resistência à pele, ossos, dentes, tendões e vasos sanguíneos. A vitamina C também é importante para a absorção intestinal de ferro é um  antioxidante, diminuindo a acção
dos radicais livres sobre as células do organismo. A deficiência de vitamina C é caracterizada por dificuldade na cicatrização, por defeitos na formação dos dentes e fragilidade aumentada dos vasos sanguíneos.

ABACATEIRO E ABACATE

ABACATEIRO
 Rico em vitaminas e proteínas, é diurético, usado popularmente no combate à gota, ácido úrico e para eliminar cálculos renais e biliares.

 O chá da folha do abacateiro é diurético e carminativo (elimina gases intestinais), além de ajudar a vesícula a liberar a bile, melhorando a digestão das gorduras

. É preferível usar as folhas secas, pois as verdes são estimulantes e aceleram os batimentos cardíacos.

 A polpa do abacate é fortificante dos cabelos e tem alto poder cicatrizante. O caroço (semente) tostado e moído bem fino é auxiliar no combate à diarréia e à disenteria.
ABACATE

A polpa é muito rica em nutrientes, vitaminas, sais minerais e antioxidantes.

 Suas gorduras são parecidas com as do azeite de oliva e seu teor de colesterol é baixo ao contrário do que muita gente pensa.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

MALVA

 Indicada para problemas respiratórios,  com benefícios à pele.
 A malva é usada  como expectorante, diurética e calmante. Indicada para problemas da garganta, dos brônquios e inflamações dentárias,
 Funciona como suavizante nas picadas de insetos e irritações da pele
 As malváceas compreendem quase mil espécies, que se distribuem dos trópicos ao ártico.
 O nome da família vem do grego "malake"ou suave, uma vez que a planta é conhecida por acalmar
.As malvas são extremamente ricas em mucilagem especialmente na raiz, o que lhe confere grande parte dos seus méritos terapêuticos.
É muito utilizada para tratar problemas do foro digestivo, em caso de inflamação e irritação, em úlceras gástricas e do duodeno, gastrite, colite, catarros, faringite, laringite, bronquites, tosse, com forte ação expetorante e emoliente. É ainda útil no tratamento de infeções urinárias e ginecológicas em forma de lavagens.
Em cataplasmas pode utilizar-se para extrair furúnculos, abcessos, estilhaços ou outras impurezas e inflamações da pele. Em clisteres, para limpeza dos intestinos, revestindo-os ao mesmo tempo de uma camada de mucilagem.
Sempre que seja necessário um efeito calmante do aparelho digestivo, urinário ou respiratório as malvas são sempre um bom remédio de ação suavizante
. Em forma de gargarejos é muito útil para tratar inflamações da boca e gengivas. Depois de uma longa caminhada, uma tissana de malvas ajuda a compensar os efeitos de desidratação.
As folhas das malvas podem ser utilizadas e cozinhadas como o espinafre, as acelgas ou as couves, em sopas e saladas, muito nutritivas para mulheres em fase de amamentação pois estimulam a produção do leite, alimentam e podem ainda ser usadas em compressas para tratar mamilos gretados.
O chá de folhas de malvas é agradável e refrescante tal como o chá das suas flores que poderá preparar na época da floração ou seja Primavera e Verão e constituem um agradável refresco. As flores comestíveis podem ainda ser utilizadas na decoração de vários pratos, as raízes cozidas e depois fritas com alho ou cebola são um bom acompanhamento de arroz, carne ou peixe, as sementes possuem um delicado sabor a nozes
Creme para extrair borbulhas:
Juntar raiz de malvas em pó a qualquer creme de pele neutro, misture bem e aplique sobre a pele. Notará a diferença!

domingo, 27 de abril de 2014

AGRIÃO ANTI-OXIDANTE

agrião

Agrião ajuda a prevenir o cancro e a tratar a anemia

Esta planta é cultivada e utilizada como alimento em quase todo o mundo. É da família das crucíferas, às quais  pertencem os brócolos, couves, agrião, rábano e repolho.
É um alimento utilizado em casos de convalescença ou na alimentação de desportistas ou crianças em crescimento. Favorece o crescimento do cabelo por aplicação interna e externa. É depurativo e diurético. E pode ser usado como coadjuvante no tratamento da diabetes.

Devido às suas propriedades purificadoras para vários órgãos como estômago, fígado e pulmão, o agrião é apontado como uma poderosa fonte de proteção contra diversos tipos de cancro.
Esta verdura possui ainda outras características terapêuticas como o combate a infecções e ao excesso de ácido úrico.
Rico em vitaminas C, B3 e B6, betacaroteno, manganês, zinco e fibras, o agrião também colabora com a saúde do organismo como um todo e o bom funcionamento do trato intestinal.

Dicas de consumo

Não desperdice! Toda a estrutura do agrião pode ser utilizada para tratamentos medicinais, mas o talo mantém por um período maior as suas propriedades.

Compre na medida: as suas folhas têm pouco tempo de vida útil após o corte. Leve apenas a quantia que irá consumir, tendo em casa a hortaliça sempre fresquinha.

- Conserve bem: na sua condição in natura, o agrião pode ser guardado por no máximo um ou dois dias, em local fresco e com os talos imersos em água.

Deixe no frigorífico: num refrigerador ou local de baixa temperatura, o vegetal pode ser conservado por mais de dois dias, se embalado em saco plástico próprio para alimento.

Bebida milagrosa
Esta mistura é um excelente antioxidante e depurador de radicais livres, ou seja, com ela ficará mais jovem e saudável! Veja como é fácil:

Ingredientes: • 1 molho de agrião • 2dl de leite magro

Preparação: Bata no liqüidificador o agrião com o leite. Consuma imediatamente, uma vez ao dia.

sábado, 26 de abril de 2014

CAMU-CAMU - VITAMINA C

CAMU-CAMU

 Possui grande concentração de Vitamina C  chega a fornecer 20 vezes mais vitamina C que a acerola, 100 vezes mais que o limão, podendo conter 5 gramas da vitamina C a cada 100 gramas da fruta, e em comparação com a laranja, possui até 10 vezes mais ferro e 50% a mais de fósforo.
 Por conter um alto teor de acido ascórbico e ácido cítrico
 O uso diário do Camu-Camu ajuda a fortalecer o sistema imunológico, a combater os radicais livres, a promover a vitalidade de pessoas com deficiências orgânicas, fortalecer o sistema nervoso, promover a desintoxicação do organismo e estimular os sistemas cardíaco, respiratório e circulatório.