terça-feira, 6 de maio de 2014

CHÁ VERDE- EMAGRECER

CHÁ
CHÁ VERDE- EMAGRECER

Descubra todos os benefícios que esta bebida proporciona ao seu bem-estar

Muitas pessoas consomem chá verde {Camellia sinensis) porque gostam. Outras, como complemento às dietas para perder peso. Não importa a finalidade, esta bebida é capaz de prevenir e combater diversos problemas de saúde! Rico em nutrientes, ele tornou-se famoso pelas suas propriedades medicinais; protege o organismo e proporciona bem-estar no dia-a-dia. Confira abaixo todas as funções do chá verde.

PROTEGE O CORAÇÃO
"O chá verde previne doenças cardiovasculares, pois baixa o colesterol e reforça a parede dos vasos sanguíneos", afirma a médica ortomolecular e nutróloga Tâmara Mazaracki. Por baixar o mau colesterol (LDL), ele impede a formação de placas de gordura nas artérias, favorece a circulação e reduz riscos de enfarte e derrame. Segundo pesquisa da Universidade Tohoku, no Japão, publicada no Journal of the American Medicai Association, o risco de doenças cardiovasculares pode ser reduzido em mais de 25% com o consumo de chá verde. A pesquisa envolveu 40 mil pessoas com idade entre 40 e 79 anos por 10 anos. As pessoas que beberam chá verde estavam mais protegidas.

PREVINE O CANCRO
Pela sua riqueza em substâncias antioxidantes, inibe o surgimento de tumores malignos. "O chá verde possui poli-fenóis, que actuam como antioxidantes e protectores das células no organismo. São flavonóides (teaflavinas) e derivados da catequina. Estas substâncias são responsáveis pelo seu efeito preventivo do cancro, principalmente do tubo digestivo", explica o médico especialista em medicina chinesa e plantas medicinais Alex Botsaris


AMENIZA PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS
Recomendado para quem sofre de problemas pulmonares, como asma e bronquite, o chá verde auxilia na dilatação dos brônquios, melhorando a capacidade respiratória.

O CHÁ VERDE E OS SEUS NUTRIENTES

Vitamina A: auxilia na absorção de ferro, essencial contra a anemia, age na cicatrização de ferimentos e protege o organismo contra infecções. Também baixa as taxas de colesterol no sangue, prevenindo problemas cardiovasculares. Alimentos como o abacate, abóbora, brócolos, chicória, espinafre, gema de ovo, papaia, melão, entre outros, contêm vitamina A.

Vitamina B1: favorece a digestão dos alimentos e regula as funções nervosas. Também é uma excelente fonte de energia para o organismo. Abobrinha, aveia, cenoura, fígado bovino, granola, nozes e outras castanhas possuem boas doses dessa vitamina.

Vitamina B2: age no metabolismo dos outros alimentos e melhora a saúde da pele e dos olhos. Além disso, cuida do sistema nervoso, auxiliando na manutenção das células. Outras opções para obter essa vitamina são: abacate, amêndoas, amendoim, castanhas, feijão-branco, germe de trigo, hortaliça, ovos e queijos.

Vitamina K: trabalha para manter o sistema circulatório em ordem: regula a passagem do sangue pelas artérias e a sua coagulação. Ao comer cebola, cenoura, iogurte natural, queijos brancos, vegetais verdes, entre outros, estará a consumir vitamina K.

Ácido fólico: responsável por aumentar a produção de glóbulos brancos, garante a saúde do sangue. Também eleva a resistência do organismo, protegendo-o contra doenças.
São fontes de ácido fólico os cereais integrais, germe de trigo, hortaliças e verduras de folhas escuras.

Manganês: reduz os riscos de osteoporose pois fortalece a estrutura óssea. Além disso, equilibra o sistema nervoso e protege o aparelho reprodutor feminino e masculino contra doenças. Alimentos como amêndoas, cereais em grãos, frutas, leite e vegetais também possuem manganês.

Potássio: é responsável por manter a tensão arterial nos níveis ideais. Dessa forma, diminui os riscos de acidentes vasculares. Também é uma boa opção para evitar a formação de cálculos renais.

Também vai encontrar este nutriente em carnes, cereais integrais, grãos, frutas, água de coco, legumes, verduras, entre outros.

PARA TODOS OS GOSTOS
Sencha: entre todos os tipos, ele é o que está presente em maior número de mesas. O seu perfume é acentuado, por isso logo é reconhecido. Outras qualidades que o diferenciam são o sabor forte e a coloração: um tom de verde bastante vivo.
Bancha: de sabor adocicado, esta variedade é rica em catequinas, substâncias capazes de bloquear as alterações celulares e, em consequência, a formação de tumores. A sua cor também é bastante particular: é amarelo.

Genmaicha: ele é menos amargo e possui uma coloração dourada. Isso porque este tipo é o resultado de uma mistura de grãos integrais de arroz torrados e o tipo sencha ou bancha.

Mecha: o seu consumo é indicado após as refeições principais, almoço e jantar. Para produzir esse tipo de chá, são utilizadas as folhas novas da Camellia si-nensis.

Matcha: além do consumo em chás, ele também é indicado para dar um sabor especial às receitas culinárias. Porém, deve ser utilizado com moderação, pois pode deixar os pratos bastante amargos. O matcha é um pó feito com folhas trituradas da planta. É um pouco amargo mas tem outras qualidades: é cremoso e espumante.
Gyokuro: as folhas e talos que compõem este tipo de chá são colhidas à mão. Por esse motivo, o seu preço é elevado em relação aos outros. Tem um aroma acentuado e é menos amargo que os outros tipos consumidos.

Houjicha: as folhas e talos desta variedade são torradas para compor uma bebida de coloração avermelhada, bastante diferente dos outros tipos. Possui pouca quantidade de cafeína e é mais saboroso fresco.

Konacha
: comercializado em pó ou em saquinhos, esta é uma opção com sabor bastante amargo. Vai depender do seu paladar.

Kukicha
: esta é uma variedade indicada para os dias quentes de verão. Isso porque, quando preparado, possui sabor suave e refrescante.

VARIAÇÕES DA ERVA
Chá branco: o chá branco possui muito mais polifenóis, que previnem o envelhecimento precoce e o cancro de mama, intestino e boca. Assim como o chá verde, ele acelera o metabolismo, facilitando a eliminação de gorduras e auxiliando em dietas para emagrecer. Tem sabor adocicado. Por ser um tipo raro de chá, o seu preço é maior que as outras variedades.
Chá preto: tem sabor intenso, mas não é amargo como o chá verde ou o branco. É bastante apreciado por pessoas que não estão acostumadas com o sabor do chá verde. As folhas passam por um processo de fermentação após a colheita e seguem para um forno para desidratação. Por causa destes processos, as folhas perdem grande parte dos nutrientes com propriedades medicinais, como os antioxidantes. É o mais rico em cafeína, por isso não é recomendado para hipertensos ou quem tem insónia. O chá preto reduz o stress, estimula a circulação sanguínea e contribui para regular as taxas de colesterol no sangue.

Chá vermelho: as folhas são colhidas após as floradas e são armazenadas em barris para fermentarem naturalmente. A erva é mantida nesses barris por dez anos ou mais. Por isso, ganham a coloração avermelhada e perdem o sabor amargo, típico do chá verde. Estima-se que o chá vermelho contribui para diminuir o mau colesterol (LDL) no sangue e fortalecer o sistema imunológico. Além disso, ele também ajuda nas dietas de emagrecimento, pois acelera a queima de calorias no organismo e produz a sensação de saciedade. O chá pode ser encontrado no mercado nas formas aromatizadas, com sabor de morango. Grávidas e hipernão devem ultrapassar o consumo de 1 chávena por dia .

Para emagrecer
Ingredientes:
• 600ml de água
• 2 colheres (sopa) de chá verde
• 1 maçã tipo fuji ou verde
• 1 colher (sopa) de mel
Preparação: leve a água ao lume e retire antes de começar a ferver. Despeje num bule de vidro ou porcelana e acrescente o chá verde. Deixe em infusão por 5 minutos. Em seguida, coe e leve ao frigorífico por 2 ho¬ras. No liqüidificador, coloque o chá gelado e adicione a maçã picada e sem sementes. Bata por 1 minuto e adoce com o mel. Beba de seguida.
Dica: a maçã pode ser substituída por uma das seguintes frutas: 1 rodela de ananás, 6 morangos, 6 uvas, 1 pêra pequena, 1 fatia de melão ou 1 fatia de manga.

Aumentar imunidade
Ingredientes:
• 600ml de água
• 2 colheres (sopa) de chá verde
• 1 rodela de limão, laranja ou gengibre
Preparação: leve a água ao lume e retire antes de começar a ferver. Despeje num bule de vidro ou porcelana e acrescente o chá verde. Deixe em infusão por 5 minutos. Em seguida, coe e adicione a rodela de limão, laranja ou gengibre, de acordo com a sua preferência. Aguarde mais alguns minutos e tome ainda quente. Caso não consiga beber sem adoçar, acrescente 1 colher (chá) de mel.
Eliminar toxinas
Ingredientes:
• 600ml de água
• 2 colheres (sopa) de chá verde
• 1 colher (sopa) de uma das seguintes ervas: erva-cidreira, hortelã ou erva-doce
Preparação: leve a água ao lume e retire antes de começar a ferver. Despeje num bule de vidro ou porcelana e acrescente o chá verde e a erva escolhida. Deixe em infusão por 5 minutos. Coe e tome em seguida. Atenção: antes de fazer uso das outras ervas, verifique as suas contra-indicações.

Auxiliar a digestão

Ingredientes:
• 1 copo grande (300ml) de água
• 1/2 colher (sopa) de chá branco
• 1 fatia de ananás
• 1 colher (sopa) de folhas frescas de hortelã
Preparação: leve a água ao lume e desligue antes de ferver. Num recipiente, coloque o chá branco e despeje a água por cima. Abafe por 10 minutos, espere arrefecer e coe. Coloque o chá no liqüidificador e adicione os ingredientes restantes. Bata bem e beba em seguida, até 2 chávenas (chá) por dia.

Chá antioxidante

Ingredientes:
• 1 copo grande (300ml) de água
• 1/2 colher (sopa) de chá vermelho
• 1 chávena (café) de morangos picados

Preparação: leve a água ao lume e desligue antes de ferver. Num recipiente, coloque o chá vermelho e despeje a água. Abafe por 5 minutos e coe. Espere amornar e bata, no liqüidificador, o chá com os morangos. Beba quente ou frio, sem adoçar.

Sem comentários:

Enviar um comentário