segunda-feira, 28 de abril de 2014

MALVA

 Indicada para problemas respiratórios,  com benefícios à pele.
 A malva é usada  como expectorante, diurética e calmante. Indicada para problemas da garganta, dos brônquios e inflamações dentárias,
 Funciona como suavizante nas picadas de insetos e irritações da pele
 As malváceas compreendem quase mil espécies, que se distribuem dos trópicos ao ártico.
 O nome da família vem do grego "malake"ou suave, uma vez que a planta é conhecida por acalmar
.As malvas são extremamente ricas em mucilagem especialmente na raiz, o que lhe confere grande parte dos seus méritos terapêuticos.
É muito utilizada para tratar problemas do foro digestivo, em caso de inflamação e irritação, em úlceras gástricas e do duodeno, gastrite, colite, catarros, faringite, laringite, bronquites, tosse, com forte ação expetorante e emoliente. É ainda útil no tratamento de infeções urinárias e ginecológicas em forma de lavagens.
Em cataplasmas pode utilizar-se para extrair furúnculos, abcessos, estilhaços ou outras impurezas e inflamações da pele. Em clisteres, para limpeza dos intestinos, revestindo-os ao mesmo tempo de uma camada de mucilagem.
Sempre que seja necessário um efeito calmante do aparelho digestivo, urinário ou respiratório as malvas são sempre um bom remédio de ação suavizante
. Em forma de gargarejos é muito útil para tratar inflamações da boca e gengivas. Depois de uma longa caminhada, uma tissana de malvas ajuda a compensar os efeitos de desidratação.
As folhas das malvas podem ser utilizadas e cozinhadas como o espinafre, as acelgas ou as couves, em sopas e saladas, muito nutritivas para mulheres em fase de amamentação pois estimulam a produção do leite, alimentam e podem ainda ser usadas em compressas para tratar mamilos gretados.
O chá de folhas de malvas é agradável e refrescante tal como o chá das suas flores que poderá preparar na época da floração ou seja Primavera e Verão e constituem um agradável refresco. As flores comestíveis podem ainda ser utilizadas na decoração de vários pratos, as raízes cozidas e depois fritas com alho ou cebola são um bom acompanhamento de arroz, carne ou peixe, as sementes possuem um delicado sabor a nozes
Creme para extrair borbulhas:
Juntar raiz de malvas em pó a qualquer creme de pele neutro, misture bem e aplique sobre a pele. Notará a diferença!

Sem comentários:

Enviar um comentário